Como evitar Acidente Ocular de Trabalho
Já pensou você ir trabalhar, naquilo que você faz de melhor – e há anos – e voltar pra casa com um problema de vista ocasionado justamente por aquilo que gera sua renda?
A situação, no mínimo desesperadora, é mais comum do que muita gente pensa, e chama-se “acidente ocular de trabalho”. Geralmente causados pelo mau uso dos equipamentos de segurança para o rosto, solicitados em dezenas de ofícios, esses acidentes podem comprometer a visão em variados níveis, dependendo do tipo e da intensidade.
Resumindo, um AOT (Acidente Ocular de Trabalho) pode tanto deixar seu olho vermelho e irritado por alguns dias quanto levá-lo à cegueira definitiva.
Se você trabalha em alguma área de risco ocular e que, para seu perfeito desempenho, precisa utilizar equipamentos de segurança, esse texto é para você. Leia atentamente, até o final, para descobrir realmente onde mora o perigo. E, claro, como evitá-lo.
Tipos comuns de AOT
Um motorista de ônibus, por exemplo, não precisa trabalhar com proteção ocular, a menos que estejamos falando de óculos de sol, para uma melhor visão, mas aí já é outra história… muito diferente, por exemplo, de um dentista, que precisa mexer com laser, ou um serralheiro, que vira e mexe usa um maçarico.
Basicamente, todo tipo de trabalho que pode causar algum dano direto à visão, seja por excesso de luminosidade, incluindo raios infravermelhos, ou pelo risco de cair alguma faísca ou pedaço de material no olho, precisa ter um protocolo de segurança ocular a ser seguido.
Caso contrário, algumas das consequências podem ser essas:
Contusão: quando objetos ou maquinário batem diretamente no rosto, podendo perfurar a região dos olhos, causando até mesmo fraturas. Os sintomas da contusão ocular são, geralmente, olho roxo, visão dupla, sangramento e inchaço de pálpebra.
Queimaduras: quem trabalha com maçarico ou produtos químicos não pode, jamais, esquecer seu óculos de proteção em casa. As queimaduras no ambiente de trabalho são muito comuns e se dividem em dois tipos básicos: a queimadura dos olhos, que causa irritação instantânea, ou a das pálpebras, que podem ter dificuldades para se fechar, deixando o olho seco e causando infecções.
Perfuração do globo ocular: parece horrível – e é mesmo, mas é mais comum do que a gente pensa. Esse AOT pode acontecer através de estilhaços, como vidro, madeira, aço, metal ou quaisquer outros objetos pontiagudos. Nesse caso, para evitar a cegueira definitiva, o socorro deve ser feito de imediato.
Presença de corpo estranho: quem trabalha muito com objetos que aumentam a incidência de poeiras, ciscos e pequenos fragmentos de materiais, como pedaços de madeira, precisam tomar cuidado. Um minúsculo corpo estranho pode adentrar a zona ocular e só ser diagnosticado dias depois. Caso a córnea seja lesionada, principalmente com coceiras contínuas, a visão pode ser seriamente afetada.
Como evitar esses e outros acidentes oculares de trabalho?
A resposta é bem simples: obedecendo aos protocolos de segurança do trabalho. Se o seu ofício pede a utilização de óculos ou máscaras de proteção, não deixe de levar essa recomendação a sério.
Quem segue à risca essa indicação pode contar das inúmeras vezes que viu algo voar na viseira do óculos ou capacete de trabalho. Imagine se todos esses corpos estranhos não tivessem essa barreira de proteção…
Um outro AOT bem comum que, de tão comum, é relacionado como doença, mas que pode acontecer com mais frequência no ambiente de trabalho, é a conjuntivite. Portanto, se você estiver com o probleminha, ligue para o chefe e avise que precisa ficar em casa por alguns dias. O diagnóstico confirmado pelo oftalmologista pode resultar em atestado médico, já que a doença é altamente contagiosa.
Se você ou um colega sofrerem um acidente ocular de trabalho, procure ajuda o quanto antes. A agilidade do socorro, muitas vezes, é o que garante que a pessoa acidentada não perderá a visão. Se sentiu um “cisco” no olho mas não conseguiu tirar de imediato, consulte-se com seu oftalmologista rapidamente, já que esse cisco pode ser qualquer corpo estranho e irritar bastante seus olhos, causando infecções.
Se o problema for mais grave, como uma contusão ou perfuração, peça encaminhamento ou encaminhe o colega para um hospital o quanto antes. Dependendo da gravidade da lesão, chamar uma ambulância é a melhor forma de ajudar o acidentado.
E, se quiser mais dicas de como proteger sua visão no seu ambiente de trabalho ou uma opinião sobre acidentes oculares de trabalho sofridos recentemente, agende uma consulta no COA.
Nossos especialistas estão de prontidão para te ajudar a tornar seu ofício mais seguro para seus olhos.
Deixe uma resposta