Por que os olhos ardem com xampu?

25 julho, 2018     Nenhum comentário     tech_4dmin

Sabe aquele momento em que você está no banho, em total relaxamento, passando xampu nos cabelos como se não houvessem preocupações na vida… e, de repente, cai o produto dentro do olho?

Em alguns casos, o desconforto é tão grande que parece até que vamos ficar cegos! A resposta imediata – e muito errada – a essa ardência é o esfrega-esfrega. E, depois de alguns segundos de desespero, que mais parecem dias, fica a pergunta sem explicação aparente: se é pra ser passado tão perto do rosto, porque é que o xampu ainda faz arder o olho em pleno 2018?

A resposta é simples: xampus, condicionadores e tudo o mais que colocamos nos cabelos e na pele durante o banho são produtos químicos sem uma formulação adequada para entrar em contato com os tecidos oculares, mesmo que externamente.

Aliás, os olhos são os órgãos mais importantes do corpo humano que estão totalmente desprotegidos e expostos, pois têm apenas uma finas membranas que os protegem dos agentes químicos e traumatismos externos. Assim, quando cai xampu no olho, essas membranas acabam sendo agredidas pelos componentes do produto. O resultado é a irritação repentina – e, não se preocupe, passageira.

A menos que você tenha alergia a algum dos componentes da fórmula (o que você provavelmente saberia antes de comprar os produtos em questão), o ciclo do xampu no olho vai ser o seguinte: ele irrita, você fecha os olhos em resposta, enquanto eles provavelmente ficarão doloridos, vermelhos e coçando.

A produção de lágrimas vai aumentar para que o olho “expulse” naturalmente os agentes químicos, mas você também pode se ajudar deixando a água corrente do chuveiro cair no rosto, dentro dos olhos.

Coçar e esfregar a região é reação quase inconsciente, mas tente resistir à tentação! Ela pode causar ainda mais desconforto e agravar a irritação ocular. Fique só com a lavagem pela água corrente, mesmo.

Os xampus de bebês fazem os olhos arder menos?

Se para os adultos os produtos químicos nos olhos são um tormento, imagine para bebês e crianças, que mal conseguem descrever os desconfortos que sentem?

Para esses micro seres humanos, os cosméticos são um pouco menos… “tóxicos”, digamos assim, ou têm uma composição mais neutra em relação ao meio ocular externo. Como eles não têm necessidades profundas de tratamento capilar, as doses e os elementos químicos utilizados são bem menores. Mas ainda eles existem e, portanto, é preciso que os pais fiquem atentos ao desenvolvimento de alergia quanto aos componentes do banho: xampu, condicionador e sabão devem ser o mais neutros e suaves possíveis.

Faltou xampu de criança no banho do neném? Deixe a espuma pra outro dia, mas não use, em hipótese alguma, produtos para adultos na pele ou nos cabelos de crianças. O contrário pode: se você for hipersensível a xampus e condicionadores, tente usar os de bebê para ver se a tolerância é melhor.

É alergia! E agora?

E se o neném, a criança ou você tiverem, realmente, uma reação alérgica aos componentes dos cosméticos?

Nesse caso, saia do banho, vista-se e procure a clínica oftalmológica mais próxima. Caso o desconforto seja recorrente, mas termina assim que o banho termina também, marque consulta com seu oftalmologista de confiança e relate o problema.

Os olhos podem, também, ser o principal indicador de outras reações alérgicas, como à poeira e determinados alimentos. Portanto, fique sempre alerta aos sinais e sintomas e siga as instruções do oftalmologista para garantir a saúde dos olhos – dentro e fora da água.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + dezessete =

Cadastre-se em nossa newsletter