Cuidados com os olhos no verão

08 janeiro, 2019     Nenhum comentário     tech_4dmin

Imagem de piscina com apetrechos de verão próximos, como óculos escuros, chapéu e sandálias.

 

Para a alegria de muitos brasileiros, a estação mais esperada do ano chegou com tudo o que se tem direito: muito calor, sol, praia, piscina e diversão. As cidades litorâneas e próximas às cachoeiras e lagoas ficam lotadas de turistas à procura de uma forma de se refrescar.

As pessoas entram e saem da água, deitam na areia, utilizam bronzeadores e acabam se esquecendo de proteger um órgão muito importante: os olhos.

As altas temperaturas dessa época do ano costumam ser prejudiciais para essa parte do corpo. Quando a pessoa não protege a visão dos agentes nocivos, como sol, cloro e filtro solar, alguns problemas oculares podem acontecer.

O pterígio, por exemplo, provoca muita irritação, coceira e vermelhidão nos olhos, sendo a principal causa o excesso de exposição solar sem proteção. A catarata é outra doença que pode aparecer precocemente e pelo mesmo motivo. A boa notícia é que as duas condições conseguem ser revertidas com cirurgia.

Já a Degeneração Macular (DMRI) pode apresentar lesões irreversíveis geradas pela exposição aos raios ultravioletas, sendo capaz de levar à cegueira total.

Além dos problemas gerados pelos raios UVA e UVB, ainda existem as doenças infecciosas, como a conjuntivite, comum nessa época do ano. Calor e suor favorecem os micro-organismos responsáveis pela enfermidade.

Para que esses inconvenientes não atrapalhem seu verão, preparamos algumas dicas que vão ajudar você e sua família a cuidar dos olhos e aproveitar a estação com mais saúde e tranquilidade.

Óculos escuros

Sol e verão combinam muito bem com óculos escuros. Essa peça traz conforto aos olhos, diminuindo a luminosidade que tanto incomoda. Contudo, é importante estar atento à escolha das lentes. Elas devem ser confiáveis e possuir filtro para a radiação ultravioleta.

É importante que você adquira os óculos em uma loja de boa procedência, que garanta a qualidade do produto.

Filtro solar

Nessa época do ano é fundamental que as pessoas utilizem filtro solar. Ele previne o câncer de pele e manchas, principalmente no rosto. Por conta disso, é preciso tomar cuidado ao espalhar o produto na face e evitar o contato com os olhos, para não causar ardência e irritação.

A dica é usar versões mais concentradas, que não escorram pelo rosto, ou um filtro mais específico para regiões sensíveis.

Cuidados no mar

O banho de mar é uma delícia, e ótima opção para os passeios de verão. No entanto, o contato constante com a água salgada deixa os olhos irritados. Por isso, não coce a área afetada, para evitar lesões na superfície ocular. Além disso, sempre que possível, utilize colírio lubrificante ao sair da água.

Cuidados com a piscina

Se refrescar em piscinas de clubes, condomínios e resorts é sempre uma diversão para toda a família, mas não podemos nos esquecer que muitas pessoas frequentam esses ambientes. Assim, aumenta-se a utilização do cloro e outros produtos químicos para melhorar a limpeza da água. Eles irritam os olhos, deixando-os vermelhos.

Por isso, utilize óculos próprios para nadar e, ao sair da piscina, lave bem a região ocular com água limpa.

Ciscos nos olhos

Quando estamos em ambientes abertos, como praia, por exemplo, é comum a entrada de ciscos e corpos estranhos nos olhos.

Por mais incômodo que seja, evite coçá-los para não causar lesões na superfície ocular. Tenha sempre uma garrafa de água limpa para lavar a região e utilize um colírio lubrificante. Caso esses procedimentos não resolvam, o ideal é procurar ajuda médica.

 

Nós, do COA, queremos que você tenha um verão inesquecível. Por isso, fique atento às recomendações de cuidados com os olhos e, caso tenha alguma dúvida, agende uma consulta com a gente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 1 =

Cadastre-se em nossa newsletter