Ar-condicionado pode causar olho seco?
A cada ano que passa o calor aumenta mais. É difícil lidar com o clima muito quente e, às vezes, contar somente com a brisa que vem da natureza não tem sido o suficiente.
Talvez até ela esteja procurando uma sobra para se refrescar.
O que a maioria das pessoas têm feito para amenizar o desconforto provocado pelo verão é utilizar o ar-condicionado no período em que estamos no carro, no escritório ou até mesmo em casa. Mas, por mais refrescante que seja, esse recurso pode afetar a saúde dos olhos. A exposição exagerada pode causar um sério problema: o olho seco.
O que é o olho seco?
O olho seco é uma patologia crônica que atinge milhões de brasileiros. Trata-se de uma anomalia em que a qualidade da lágrima ou filme lacrimal provoca o ressecamento do olho, da córnea e da conjuntiva.
Esse líquido produzido pelas glândulas lacrimais é composto por água, sais minerais, proteínas e gorduras que têm a função de lubrificar e proteger os olhos de agressões externas, como micro-organismos ou alguma substância.
Contudo, ao ressecar, essa condição pode trazer muitos desconfortos tais como:
- Secura;
- Vermelhidão;
- Coceira;
- Ardor;
- Sensação de areia no olho;
- Dores de cabeça;
- Fotofobia;
- Dificuldade de movimentar as pálpebras;
- Em casos mais graves, produção de muco.
Dentre as muitas causas para se contrair essa anomalia está a exposição por longos períodos a ambientes climatizados. Isso acontece porque o ar frio é menos úmido que a temperatura normal, fazendo com que o olho perca lubrificação.
Isso posto, é possível afirmar que o ar-condicionado prejudica a visão, sendo um dos responsáveis pelo desenvolvimento da síndrome do olho seco. Além disso, se não houver manutenção ou limpeza do equipamento, os corpos estranhos que saem dele também podem causar outros problemas oculares e até lesões.
Contudo, muitos desses prejuízos só são observados caso o paciente se exponha intensamente ao ar condicionado. Ou seja, se você fica apenas alguns minutos em ambiente refrigerado, os sintomas não vão ser tão acentuados quanto os de quem fica muitas horas por dia.
Tem como prevenir olho seco?
A melhor prevenção para esse caso é ficar longe dos aparelhos de ar-condicionado. No entanto, a gente sabe que nem sempre isso é possível, ainda mais em períodos de alta estação. Então, o melhor a fazer é seguir algumas dicas:
- Procure ficar em locais em que não sejam atingido diretamente pela corrente de ar do equipamento;
- Beba bastante água. Ingerir líquido é importante, pois é com essa “matéria-prima” que se produz a quantidade necessária de lágrimas, responsáveis pela lubrificação dos olhos;
- É recomendado usar umidificador em ambientes muito secos;
- Evite colocar a mão nos olhos para aliviar a sensação de coceira e ressecamento;
- Piscar várias vezes ajuda a umidificar a região ocular;
- Se for dormir em ambiente com ar-condicionado, proteja os olhos com máscara.
É sempre bom lembrar que qualquer medicação para os olhos precisa ser prescrita por um especialista. Por isso, ao menor sinal de incômodo que prejudique sua visão, procure imediatamente uma clínica oftalmológica.
Nós do COA nos colocamos à disposição para te orientar em relação a Síndrome do Olho Seco e outros problemas oculares. Entre em contato com a gente e marque sua consulta.
Deixe uma resposta