O que é paralisia oculomotora?

14 maio, 2019     25 comentários     tech_4dmin

Também conhecida como paralisia do terceiro nervo craniano, a paralisia do nervo oculomotor é um déficit neurológico. A doença pode afetar os movimentos dos olhos, a resposta da pupila à luz ou ambos. Pode, também, levar à imobilização parcial ou completa do nervo. Em linhas gerais, a paralisia oculomotora la pode acontecer quando esse nervo é pressionado ou tem pouca irrigação de sangue.

As razões mais comuns para que aconteça a paralisia oculomotora são a pressão ou compressão do nervo, além de baixo fluxo sanguíneo neste órgão. Essa pressão pode ser resultado de doenças graves, como o aneurisma, quando acontece uma dilatação de uma artéria que leva o sangue ao cérebro. Esse efeito causa hemorragia interna e/ou acidente vascular cerebral; dependendo da intensidade, pode ser letal.

O mesmo risco existe na ocorrência de um traumatismo cranioencefálico, hemorragia intracraniana ou tumor cerebral. Doenças como a diabetes e hipertensão também podem provocar um fluxo sanguíneo menor. Porém, apesar de ser uma situação mais comum, essa ocorrência é menos grave. Processos inflamatórios, como meningite, também pode levar à paralisia do nervo.

A paralisia ainda pode ter origem em doenças do próprio músculo, sendo a mais comum delas a Paralisia de Bell. A enfermidade causa fraqueza dos músculos do rosto, dando a impressão que metade do rosto está caído ou inclinado. Esse tipo de paralisia pode atingir qualquer pessoa em qualquer idade, mas é mais comum após os 40 anos. Apesar de não ter uma causa identificada, alguns estudos indicam que ela pode ocorrer devido a infecções por bactérias ou vírus.

Como identificar a paralisia oculomotora

 

Dentre as maneiras de se identificar a paralisia oculomotora, a observação da pupila é uma delas. Quando a causa do problema é a compressão de um nervo, geralmente a pupila é afetada. O terceiro nervo craniano é responsável também por elevar as pálpebras e controlar a pupila e, quando afetada pela paralisia, a pálpebra cai. A pupila, quando exposta à luz, pode dilatar e/ou não estreitar.

O olho afetado também é nitidamente atingido. Quando o olho saudável olha em linha reta, o não-afetado gira para fora e provoca visão dupla. Ele só consegue se mover para o centro quando olha para dentro e não consegue olhar para cima, nem para baixo. Para identificar a causa da paralisia do terceiro nervo é feito um exame neurológico através de imagem, podendo ser tanto ressonância magnética quanto tomografia computadorizada.

Se o médico suspeitar de um aneurisma, mesmo não sendo inicialmente identificado nos exames de imagem, ele deve pedir outros exames, como punção lombar, angiografia por ressonância magnética, angiografia por TC (variante da tomografia) ou angiografia cerebral.

O tratamento do problema vai depender da causa. Se a razão da paralisia oculomotora for uma doença que pode causar a morte do paciente, é fundamental conduzir um tratamento de emergência. Por isso, em qualquer contexto de mudança no aspecto dos olhos, como os citados acima, o recomendado é procurar o médico rapidamente. O diagnóstico rápido indica o protocolo correto de atenção e aumenta as chances de cura.


25 respostas para “O que é paralisia oculomotora?”

  1. Marta disse:

    Olá,
    Existe cirurgia para corrigir uma paralisia oculomotor do terceiro nervo craniano?
    Att
    Marta

    • tech_4dmin disse:

      Oi, Marta! Tudo bem?
      Paralisia oculomotor é um problema neuro-oftalmológico e, por isso, não existe correção cirúrgica. Mas, por outro lado, há uma revolução espontânea grande para a maioria dos pacientes, que conseguem recuperar parcial ou totalmente o movimento ocular.

      Um abraço,
      Equipe do COA

  2. Ronaldo Ferreira disse:

    Bom dia, quando ocorre a paralisia do 3 nervo em decorrência da diabetes pode ser reversível?, Qual o tratamento mais indicado?, Obrigado

  3. Luiza disse:

    Essa paralisia pode acontecer com uso de medicamentos em uso excessivo? Analgésicos e antidepressivos como o velija?

  4. Liceia do nascimento Carvalho disse:

    Bom dia meu marido teve infecção no terceiro nervo do olho ele foi primeiro em um oftalmologista ele não achou nada na visão dele e encaminhou para o neuro aí foi feito ressonância e descobriu a infecção, ele já fez o tratamento com corticoide mais a visão continua dupla qual especialista devo procurar?

  5. steffane disse:

    Olá!! Eu nasci com ptose palpebral no olho esquerdo e paralisia oculomotora nos dois olhos. Já fiz cirurgia quando criança (agora sou adulta). Os médicos acharam que era uma coisa, mas era outra. Eles corrigiram o que poderam, exceto minha ptose e paralisia oculomotora, pq corria risco do olho ficar aberto e eu poderia ficar cegar.
    Queria saber se teve algum avanço na medicina em relação a isso e se tem alguma chance de corrigir a ptose palpebral no meu olho esquerdo sem prejudicar minha visão por conta da paralisia.

  6. Gilson disse:

    Olá..Meu filho sofreu um acidente de moto em julho de 2020, e teve uma parecia do terceiro nervo diagnosticada pelo exame de RM.
    A pálpebra esquerda ficou caída devido ao trauma.
    Existe tratamento para corrigir isto?
    Qual a chance de regeneração espontânea?

  7. Adriana Silva dos Santos5 disse:

    Tive parqlisia do 3 par gostaria de saber se tem cura pois sou diabetica e quais as chances de meu olho voltar ao normal

  8. Rosangela disse:

    Boa noite
    Meu pai tem 79 anos ,e teve 2 AVC , o segundo AVC afetou a parte esquerda do rosto, causando uma paresia RLE , o olho esquerdo está desalinhado ao olho direito, isto é o olho esquerdo está estufado para fora ele enxerga tudo desconectado Gostaria de saber gual o caminho que podemos devemos seguir ,isto é gual o tipo de tratamento. Preciso de uma orientação. Muito obrigado

    • tech_4dmin disse:

      Rosangela, se estiver em BH, agende uma consulta no COA para que nosso corpo clínico avalie a situação do seu pai. Caso não esteja em BH, sugerimos procurar um oftalmologista de confiança o mais rápido possível.

  9. Maria da Penha Vieira disse:

    Após uma compressão por balão para tratar uma neuralgia do Trigemio,meu olho do lado do procedimento começou a doer muito.Oftalmo nao encontrava nada.Surgiu uma Úlcera muito dolorosa nesse olho.Curou.Porém o olho continua doendo muito,parece que a pálpebra machuca ele.Eu estou desesperada.Uso sistayne,mas não alivia a dor.

  10. Bhrenda Alfenas disse:

    Ei eu tive uma paralisia no olho direito já fiz vários exames, isso aconteceu aos decorrer do tempo dos meus 12 anos pra frente hj tenho 23 até hj não conseguir descobri o verdadeiro motivo, se nao tem cura queria pelo menos ver se tem algo q possa melhorar !!!

    • tech_4dmin disse:

      Bhrenda, quem pode avaliar sua situação é o oftalmologista. Se quiser, agende uma consulta com um de nossos médicos para tratarmos das suas dúvidas.

    • Marcelo Assis disse:

      Pode ser Miastenia Gravis. Pesquise sobre tema. Vá ao neuro e solicite os exames para comprovar se é ou não Miastenia

  11. Eferson nogueira disse:

    A uma semana minha visão começou a duplicar,fui ao oftalmologista e ele disse q estou com diplopia ,porém o olho direito está com paresia,e desalinho pra direita,vou ao neurologista estou com muito medo.

  12. Mateus disse:

    Opa sou mateus tenho 17 ano tenho flaucidez nos olhos junto com a boca tenho dificuldades para pisca involutariamente olhos. e vezes eu via flesh flutuante no ambiente uns negocios branco flutuante, ate tinha dor atras do olhos e devo ir ao medico ou e normal?

  13. Pericles disse:

    Bom dia! Eu tive uma paralisia do olho direito, não mexia, nem pro lado nem pro outro, depois de uns dias voltou ao normal, mas minha visão vem perdendo a distância.

  14. Marcelo disse:

    Pode estar relacionada a infecção causada por vírus? Como o vírus da herpes comum?

  15. Cássia Reis disse:

    Bom dia, em 2015 sofri um acidente de bike onde caí e bate a cabeça, fiquei desacordada por mais ou menos 2:30 hrs, na época falaram que eu tive paralisia parcial dos olhos, enxergava tudo duplicado, fiquei com a visão péssima durante 8 meses, porém até hoje eu tenho dificuldades para enxergar principalmente quando ando de bike ainda, sempre que vou ao oftalmologista falam que está normal, mas eu sinto que não está.

  16. Vanessa disse:

    Tive traumatismo craniano em 09/2021 e meu olho direito só abriu em 01/22. Ele virou p dentro,tipo estrabismo e na lateral,visão periférica não tenho uns 60 por cento. O que devo fazer? Os 3 e 6 pares de nervos foram atingidos no acidente… Muito obrigada! Deus abençoe!

  17. Renata disse:

    Vanessa como vc está hoje ?
    Como foi sua evolução ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + cinco =

Cadastre-se em nossa newsletter