O que é síndrome da visão do computador?
Atualmente as pessoas passam grande parte do tempo conectadas, seja por motivo de trabalho, estudo ou apenas por lazer. Esse comportamento tem provocado em muitos a Síndrome da Visão do Computador (CVS). Mas o que é isso?
A Síndrome da Visão do Computador é um conjunto de sintomas relacionados ao tempo em as pessoas ficam olhando para computador, tablet ou smartphone. O mais comum é sensação de olho seco. Cada indivíduo é atingido de maneira diferente; contudo, os sintomas parecem acentuados em quem passa mais tempo mexendo nos eletrônicos.
Portanto, para aqueles que apresentam desconforto nos olhos, é necessário procurar o oftalmologista para verificar se há algum dano e começar o tratamento o mais rápido possível.
Os sintomas mais comuns da Síndrome da Visão do Computador são:
- Sensação de olhos secos;
- Dor de cabeça frequente;
- Visão embaçada;
- Ardência nos olhos;
- Olhos vermelhos;
- Coceira;
- Fotofobia;
- Fadiga ocular.
Fatores externos podem contribuir para a ocorrência dos indícios acima, como pouca iluminação do ambiente, ficar muito próximo à tela, algum problema oftalmológico que ainda não foi identificado e, portanto, não é tratado, além de permanecer em postura inadequada – o que, inclusive, pode apontar outros sinais que se manifestam através de dores no pescoço e ombros.
Motivo da Síndrome da Visão do Computador
Um dos motivos para o surgimento da Síndrome da Visão do Computador é o fato de os olhos piscarem menos vezes quando estamos diante da tela do computador. Isso ocasiona o ressecamento e a sensação de olhos secos aumenta.
Ao ficar muito tempo na frente do computador, tablet ou smartphone, o olho é mais exigido para acompanhar o que acontece na tela, causando mais rapidamente o cansaço. Juntam-se a esse comportamento os elementos externos, como baixa iluminação e má postura, e os sintomas aparecem.
O oftalmologista faz o diagnóstico de Síndrome da Visão do Computador através do exame de rotina, avaliando os hábitos da pessoa e seu histórico. Além disso, é possível que seja usado algum medicamento e/ou aparelhos para conclusão do exame.
Tratamento para Síndrome da Visão do Computador
O médico, após os exames, vai indicar o tratamento adequado de maneira individual. Ou seja, o protocolo será seguido de acordo com cada caso, embora alguns métodos sejam idênticos em muitos cenários.
Para diminuir a sensação de ardência e olho seco, por exemplo, é habitual a indicação do uso de colírio lubrificante. A terapia ocular também é comum. Fazer alguns exercícios oculares específicos ajuda o olho a focar melhor. Outro procedimento corriqueiro é a indicação do uso dos óculos para corrigir algum problema.
Paralelamente, é necessário tomar algumas atitudes para ajudar no tratamento, como manter uma distância correta da tela, de 40 cm a 70 cm dos olhos, iluminação adequada do local e postura propícia para diminuir o desgaste físico.
Cuidados simples no dia a dia
Sem perceber, passamos horas à frente do computador, tablets e smartphone todos os dias e, para evitar problemas oculares e proporcionar o máximo de conforto visual possível, alguns cuidados devem ser observados.
Piscar, um movimento natural do corpo, diminui após horas de trabalho sem que o indivíduo perceba. Normalmente o olho pisca 22 vezes por minuto, mas esse número diminui para 12 a 15 vezes durante a leitura e pode chegar a cinco vezes diante da tela do computador. Pode parecer tolo, mas colocar um lembrete próximo à tela vai te ajudar a se lembrar desse movimento simples e muito importante.
Outra medida recomendada por especialistas em ergonomia é o descanso de pelo menos cinco minutos a cada hora trabalhada. Aproveite esse intervalo para movimentar-se, alongar os músculos dos braços, pernas e pescoço, além de dar uma folguinha para os olhos.
Cuidados simples podem evitar um problema maior nos olhos. O que você faz para cuidar da saúde ocular? Se quiser saber mais sobre o tema, agende sua consulta no COA.
Deixe uma resposta