Óculos de grau: como escolher?

18 setembro, 2019     Nenhum comentário     tech_4dmin

Foto: Dmitry Ratushny 

Depois de ir em uma consulta oftalmológica e descobrir que seu grau aumentou, a tarefa de escolher os óculos de grau pode ser bem desafiadora.

Para além da sua funcionalidade, os óculos de grau muitas vezes são escolhidos pelo conforto e, principalmente, pela combinação com o estilo pessoal. Afinal, o acessório será utilizado na maior parte do dia.

A escolha das lentes é a primeira necessidade para a qual devemos nos atentar. Sendo assim, a busca por um oftalmologista, profissional capaz de opinar nesse setor com propriedade, é a melhor maneira de não errar.

Vale lembrar que as lentes dos óculos de grau podem ser simples, bifocais ou multifocais. Tudo vai depender da necessidade de cada paciente.

Tipos de lente para óculos de grau

As lentes simples são recomendadas para quem possui apenas um problema de visão, dentre miopia, astigmatismo ou hipermetropia.

Já as lentes bifocais apresentam vantagens a quem precisa de ajuda em dois campos de visão: um para perto e outro para longe. Por isso, são muito prescritas para míopes que possuem algum outro problema e não conseguem enxergar a curtas distâncias.

Por fim, as lentes multifocais são indicadas para pessoas que possuem múltiplas dificuldades para enxergar. A lente se divide em três partes:

  • A parte de cima para longe;
  • A parte central para média distância;
  • A parte de baixo para perto.

Além disso, os óculos de grau podem conter algumas especificidades adicionais. Elas podem ter, por exemplo, proteção UV, resistência a riscos (anti-abrasivos) e reflexos (antirreflexo).

Como escolher a armação ideal?

O mercado de oftalmologia apresenta uma infinidade de armações, para que cada um possa  comprar os óculos que mais lhe agradam. Os modelos variam de espessura, design, cor e material. A escolha pode ser feita de acordo com o formato do rosto.

Veja algumas dicas:

Rosto oval

As pessoas que tem esse formato de rosto podem usar quaisquer óculos. Porém, é sugerido que a armação fique, no máximo, na altura das sobrancelhas.

Rosto quadrado

Os óculos redondos e menores dão equilíbrio, harmonia e adequam-se melhor a faces quadradas.

Rosto triangular 

A quem apresenta o rosto com esse formato, recomenda-se o uso de armações redondas e maiores.

Rosto redondo

O uso de armações quadradas ou retangulares são sugeridas aos que tem rosto redondo, para gerar uma sensação de rosto mais fino.

 

Outros fatores que podem ajudar e influenciar o paciente na hora da compra são respeitar o tamanho do nariz, para evitar incômodos, e não deixar a armação apoiada nas maçãs do rosto.

A centralização dos olhos é imprescindível para garantir qualidade de visão a longo prazo.

As dicas valem para quem quer escolher os óculos de grau de acordo com o estilo, mas não se esqueça: prefira sempre aqueles que vão gerar satisfação, felicidade e visão perfeita. E não se esqueça do principal: estar confortável!

Ah, e não se esqueça de validar seu grau todos os anos. É importante realizar exames de vista anualmente para garantir a saúde dos olhos, independentemente da idade.

No COA trabalhamos com excelentes profissionais e equipamentos de alta tecnologia. Por aqui estamos sempre buscando os melhores cuidados para nossos pacientes.

Já realizou seu exame oftalmológico esse ano? Entre em contato e agende sua consulta!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 7 =

Cadastre-se em nossa newsletter