Proteja-se da conjuntivite no verão!
Você já reparou que algumas patologias têm época certa para se manifestar? Assim como problemas respiratórios são mais comuns no inverno, a conjuntivite é famosa por aparecer no verão.
A estação mais quente do ano traz o aumento de casos dessa que é uma doença contagiosa. A conjuntivite tem esse nome por causar inflamação na conjuntiva, sendo transmitida por contato direto ou mergulhos em praias e piscinas.
A conjuntiva, por sua vez, é a membrana transparente que reveste a área branca dos olhos. Ela pode sofrer com conjuntivite provocada por vírus ou bactérias, sendo propagada através da exposição excessiva à fumaça, poeira, ar condicionado, exposição prolongada ao sol, produtos químicos, como o cloro da piscina, e aglomeração de pessoas.
A conjuntivite pode incomodar bastante, causando os seguintes sintomas:
- Olhos vermelhos;
- Lacrimejamento;
- Sensibilidade à luz;
- Prurido – sensação de ter algo nos olhos;
- Pálpebras grudadas ao acordar;
- Secreção amarelada nos cantos dos olhos;
- Irritação e ardência;
- Coceira;
- Inchaço.
Maneiras de evitar a conjuntivite
Por ser uma condição causada por vírus ou bactérias, muita gente acha que não existem formas de se precaver, já que é possível se contaminar pelo ar. Mas não é bem assim.
É claro que evitar por completo o contato com os causadores da doença é praticamente impossível, principalmente no verão – em que, em anos comuns (sem isolamento social), os ambientes estão sempre lotados.
O jeito então é adotar medidas de prevenção que ajudam a diminuir o contágio.
Veja algumas que nosso corpo clínico sugere:
- Lavar sempre as mãos antes de tocá-las nos olhos;
- Evitar coçar os olhos;
- Não compartilhar itens de uso pessoal, como travesseiros, toalhas, maquiagem e óculos;
- Evitar o contato intenso com poeira e fumaça;
- Usar óculos de mergulho para nadar.
E, claro…
… busque ajuda médica
Se você sentir algum desconforto nos olhos, não se automedique: procure logo ajuda médica.
Os sintomas apresentados podem ser de conjuntivite mas, também, estarem relacionados a outras patologias, como irritação da lente de contato, corpo estranho ou inflamação.
A consulta com o oftalmologista é essencial para avaliar os sinais que identificam a conjuntivite, possibilitando a detecção precoce e o tratamento. A partir da terapia certa o paciente sente melhora no desconforto e ainda protege as pessoas ao seu redor.
Nós do COA queremos que você curta o verão em isolamento da forma mais saudável possível. Por isso, se precisar de uma consulta de emergência, entre em contato com a gente. Estamos fazendo atendimentos de emergência e rotina a partir de rígidos protocolos de segurança em saúde. Por isso, pode contar com a gente.
Deixe uma resposta