Principais alterações oculares na gravidez 

27 janeiro, 2022     Nenhum comentário     tech_4dmin

gravidez alterações oculares

A gravidez é um momento importante e bastante esperado por muitas mulheres. Gerar uma criança renova sentimentos, mexe com as emoções e traz grandes mudanças na vida e no corpo das futuras mamães.

As transformações são bem significativas. Mas, para além dos enjoos, crescimento da barriga, inchaço e aumento de peso, as alterações oculares também são frequentes no período da gestação.

Em virtude da variação hormonal durante a gravidez, em especial com o aumento da progesterona, os impactos na visão podem ser consideráveis, já que induzem a alterações na córnea.

Nada grave, mas vale a pena monitorar para evitar complicações.

Problemas visuais comuns na gravidez

Talvez seja uma surpresa para muitas mulheres, mas os hormônios gestacionais provocam algumas consequências oftalmológicas. Acontece que a progesterona, que é produzida pelos ovários e prepara o endométrio para receber o embrião, também é responsável pelos sintomas clássicos da gravidez.

E, para completar, afeta o colágeno da córnea, o que causa mudanças visuais consideráveis.

Veja os principais problemas nos olhos que as mulheres podem apresentar durante a gravidez:

Alteração do grau

Durante o período gestacional, é comum que as futuras mamães sintam aquela dor de cabeça chata e insistente. Pensar que esse sintoma faz parte da gravidez é normal, mas na verdade, trata-se de um aumento refracional temporário que pode causar ainda tonturas e enjoos.

Isso acontece em função do impacto na córnea, que é responsável por ⅔ da capacidade reflexiva da nossa visão. Como esse tecido translúcido, que fica na superfície do olho, aumenta de espessura, o grau ocular acaba sofrendo mudanças transitórias, que podem durar até em torno de oito meses após o nascimento do bebê.

Fotossensibilidade

Fotossensibilidade ou fotofobia é a intolerância ou aversão à luz, seja ela natural (luz do sol) ou artificial.

Durante a gravidez, há uma diminuição da sensibilidade da córnea, e isso pode acarretar sintomas como inchaço, vermelhidão, visão turva, ardor e dor nos olhos.

A fotossensibilidade também pode provocar enxaquecas no período gestacional, mas é esperado que o sintoma desapareça após o nascimento do bebê.

Moscas volantes

Moscas volantes são manchas escuras, parecidas com círculos ou teias, que aparecem no campo visual, principalmente quando se olha em um espaço claro como um papel branco.

A imagem que surge é semelhante a uma mosca que para no ar, movendo-se quando a gente mexe os olhos ou tenta fixar o olhar nela. A mulher grávida pode apresentar esse sintoma como indicativo de aumento da pressão ocular.

Como um problema puxa outro, essa condição tende a ocasionar complicações como o descolamento da retina. É indispensável o acompanhamento médico para evitar desdobramentos mais graves, como cegueira.

Pré-eclâmpsia

É uma doença gestacional que pode aparecer a partir da vigésima semana e tem relação com os altos níveis da pressão arterial. Em alguns dos casos, a pré-eclâmpsia é diagnosticada a partir de sintomas que aparecem nos olhos como sensibilidade à luz, perda temporária da visão, manchas pretas no campo visual e visão embaçada.

 

Para garantir o bem estar e o conforto visual da gestante é imprescindível o acompanhamento médico durante os 9 meses. Assim, a futura mamãe assegura orientação e tratamento adequados para ela e preserva a saúde do bebê.

Aqui no COA temos uma equipe pronta para atendimento às grávidas e suas mais diversas necessidades oftalmológicas. Entre em contato e marque sua consulta!

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − um =

Cadastre-se em nossa newsletter