Tampão ocular: como ele atua e por que é tão importante?
Com certeza você já viu ou conhece alguém que faz uso de tampão ocular e todas as vezes sente a curiosidade para saber para que serve. Ele é utilizado para tratamento em crianças que possuem condições especiais na visão.
Quando o médico prescreve o uso de tampões, os pais sempre ficam preocupados por achar que “é para o resto da vida”. Na verdade, esse acessório é justamente para evitar que doenças como estrabismo e ambliopia evoluam e façam o paciente enxergar cada vez menos.
Indicação para uso do tampão
O tampão ocular tem por objetivo obstruir a visão do olho saudável, forçando o olho afetado a enxergar corretamente. Ou seja, será estimulado pelo cérebro, fazendo com que a visão melhore e leve ao controle do estrabismo e visão dupla.
O número de dias e o tempo que o paciente precisará usar os tampões varia de acordo com cada caso clínico, podendo ser indicado para:
Estrabismo
O estrabismo se caracteriza pelo paralelismo entre os dois olhos que apontam para direções diferentes. Ele pode surgir nos primeiros meses de vida e permanecer pela vida toda.
No entanto, se detectada até os 7-8 anos, pode evitar a diminuição da capacidade visual. Isso porque ela pode levar à ambliopia, conhecida como olho preguiçoso, promovendo prejuízos à visão se não for tratado ainda na infância.
No entanto, o tampão não trata o estrabismo, mas a ambliopia que o desvio ocular pode causar. É possível controlar um tipo de estrabismo específico, chamado exotropia intermitente, em que o desvio não se manifesta o tempo todo, o que ajuda a postergar a cirurgia.
Ambliopia
Ambliopia ou visão preguiçosa é uma das causas de perda da visão em criança. Trata-se de uma redução da acuidade visual devido o cérebro ignorar a imagem recebida de um dos olhos.
O diagnóstico pode ser permanente caso a condição não seja tratada antes dos 8 anos de idade.
Como nos primeiros anos de vida o sistema visual da criança ainda está em desenvolvimento, é suscetível aos efeitos dos tampões e do estímulo visual. Assim, quanto mais nova for a criança, melhor será a resposta ao tratamento com oclusão.
Vale ressaltar que, quanto maior a perda visual, mais tempo com o tampão será necessário, além de outras terapias importantes para o tratamento da ambliopia, como lentes e colírios.
Dicas para incentivar a criança a utilizar o tampão ocular
Fazer com que a criança use o tampão ocular pode ser um trabalho à parte para os pais. Ela pode reclamar do incômodo, do desconforto e da irritação causada pelo acessório.
Entre choros, reclamações e pirraças, muitos pais acabam cedendo, deixando a criança sem o tampão ocular. Para não prejudicar o tratamento do paciente, selecionamos algumas dicas para enfrentar as dificuldades e criar uma rotina no uso do tampão:
Adote tampões personalizados
Muitas crianças recebem a prescrição de 4, 5 ou mesmo 6 horas de tampão por dia, o que não é nada fácil para elas. Uma das estratégias utilizadas é adotar os tampões como parte do look. Por isso, aposte em acessórios personalizados e com desenhos divertidos para incentivar o seu uso.
Inicie o uso do tampão com a criança ainda dormindo
Outra estratégia para melhorar o tratamento, é iniciar o uso do tampão momentos antes da criança acordar. Assim, ela vai abrir os olhos já com ele, podendo ser mais tranquilo a oclusão durante o dia.
Dê o exemplo
No começo do tratamento, pais e familiares podem se solidarizar com o paciente, usando também o tampão para incentivar e dar o exemplo.
Busque orientação médica
A utilização de tampão é coisa séria e deve estar associada a outras terapias. Por isso, nada de usar o acessório aleatoriamente. Busque orientação e faça o acompanhamento com um oftalmologista.
Nossos especialistas estão preparados para receber pacientes nessa situação, realizar exames, definir diagnóstico e propor o tratamento mais adequado.
Entre em contato com a gente e marque sua consulta!
Deixe uma resposta