Espirrar de olhos abertos é possível?
O olho humano é um sistema incrível que consegue distinguir cores, formas e brilho por meio da recepção da luz que se converte em impulsos elétricos que são enviados ao cérebro. A partir daí são processadas as imagens que vemos.
Contudo, os estímulos oculares podem vir de outros aspectos do organismos, como é o caso do espirro.
A sua reação é tão violenta que leva quase todos os músculos da face a se contraírem. É por isso que, mesmo que a gente não queira, as pálpebras se fecham na hora do “atchim”!
Diz a lenda que, se espirrarmos com os olhos abertos, eles simplesmente podem saltar e sair de órbita. Mas, será que alguém já conseguiu a proeza de espirrar e abrir os olhos ao mesmo tempo?
É claro que essa reação não vai trazer nenhum impacto para a sua saúde ocular ou física no geral, mas trata-se de uma curiosidade sobre como o nosso corpo reage quando frente a determinados estímulos
Como ocorre o espirro?
O espirro é um movimento involuntário das vias respiratórias, sendo uma reação contrária do organismo ao tentar expulsar qualquer substância estranha, como impurezas, poluição, poeira, pólen, vírus, entre outros. O objetivo é limpar partículas que se instauram no nariz, melhorando o ar inalado.
Essa é uma função importante, pois ajuda a neutralizar potenciais invasores causadores de doenças. Afinal, se alguma dessas substâncias forem irritativas, com certeza ela vai desencadear um espirro.
Por que fechamos os olhos ao espirrar?
O ato de espirrar pode até parecer natural, mas é tão forte e violento que a velocidade do jato para expulsar as partículas pode chegar a 160km/h. Nesse sentido, é praticamente impossível espirrar com os olhos abertos.
O motivo é muito simples: o reflexo!
Mesmo que você queira manter os olhos abertos, a força do espirro dificulta manter as pálpebras em riste, contraindo, inclusive, outros músculos faciais. É tudo tão rápido que mal temos tempo de pensar e controlar nossas ações. Nesse momento, o reflexo fala mais alto.
Existem pessoas que sentem desconforto ao espirrar, por tentarem ao máximo segurar o movimento. Mas existe um alerta em relação a isso: a tentativa de barrar um espirro aumenta a pressão em áreas do ouvido ligadas ao nariz. Em casos mais graves, isso pode provocar o rompimento do tímpano e o aumento de infecções.
E você, já tentou espirrar com os olhos abertos? 😅
Para mais curiosidades e informações sobre o nosso sistema ocular, acompanhe o blog do COA.
Deixe uma resposta