Miopia: regressão e o que fazer para aliviar os sintomas?
Mesmo que você não tenha miopia, com certeza conhece alguém que tem. A incidência dela é de cerca de 20 a 30% da população mundial, porcentagem que vem aumentando nos últimos anos.
A miopia é um erro de refração que leva a pessoa a ter dificuldade em enxergar objetos à distância. Ela pode causar problemas em um ou nos dois olhos em crianças e adultos.
Por afetar a visão de longe, a miopia causa dificuldades como ler uma placa de rua ou reconhecer o rosto de uma pessoa. Isso ocorre porque a córnea do míope é mais curva. Assim, ao invés da luz focar na retina, ela é direcionada para a frente, resultando em objetos desfocados quando vistos à distância.
A miopia apresenta outros sintomas?
A miopia é uma condição que pode surgir ainda na infância. Um dos efeitos é a dificuldade da criança no aprendizado, já que ela não consegue enxergar as anotações do quadro. Dessa maneira, além da visão borrada, o míope pode apresentar também os seguintes sintomas:
- Dores de cabeça constantes;
- Fadiga ocular;
- Lacrimejamento;
- Apertar muito os olhos para tentar focar um objeto;
- Piora da visão com o passar dos anos;
- Uso frequente de lentes corretivas.
Miopia: regressão e alívio dos sintomas
Quando falamos em erros de refração, no geral, eles costumam sofrer leves variações com o passar da idade, tanto para mais, quanto para menos.
Se falamos da miopia, isso pode se relacionar a uma série de fatores, como: estresse e esforço ocular.
Além disso, existem outras condições que podem ajudar na regressão do grau e no alívio dos sintomas que impactam no sistema visual. Para contribuir com isso, você pode:
Reduzir o tempo de uso de telas
Cada vez mais presente na vida das pessoas, celulares, tablets e computadores são apontados entre os principais culpados pelo aumento nos casos de miopia no mundo.
Um estudo publicado pela revista Nature revelou que o ensino em casa durante a pandemia aumentou a taxa de progressão da miopia em crianças. Por isso, o ideal é limitar o uso de aparelhos digitais, intercalando com outras atividades.
Aumentar o tempo em ambientes abertos
Estudos indicam que o tempo passado ao ar livre pode retardar a aparição e possivelmente reduzir a progressão da miopia. De acordo com dados da Universidade de Cambridge, para cada hora adicional passada ao ar livre, por semana, a chance de desenvolver miopia cai em aproximadamente 2%.
Os pesquisadores observaram também que crianças míopes gastam uma média semanal de 3,7 horas a menos ao ar livre do que aquelas com visão normal ou hipermetropia.
Uso diário de colírio, mediante prescrição médica
Em alguns casos, a aplicação de baixas doses de colírio de atropina é apontada como uma medida eficaz para combater o aumento da miopia.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma dose de 0,01% tem poucos efeitos colaterais. A organização ainda cita um estudo no qual a adoção dessa dosagem reduziu a progressão da miopia em 50% em crianças de 6 a 9 anos.
A possibilidade de redução da miopia é real e comprovado por meio de vários estudos científicos. Contudo, cada caso é um caso. Por isso, se você sofre com ela, não deixe de consultar um oftalmologista. Só um especialista poderá dizer qual é o melhor tratamento para o seu caso.
Nós do COA estamos à disposição para conversar, tirar dúvidas e fazer os exames necessários para tratar sua miopia. Agende uma consulta com um de nossos especialistas!
Deixe uma resposta