Problemas oculares causados pelo estresse
O estresse é uma condição que afeta milhares de pessoas no mundo todo. Trata-se de um conjunto de reações mentais ou físicas do organismo diante de situações ameaçadoras e que exigem um grande esforço emocional para serem superadas.
Esse mecanismo pode ser causado por diversos gatilhos, provocando irritação, medo, desconforto, tristeza, indignação, preocupação, instabilidade no humor e nervosismo.
No Brasil, pelo menos 70% da população convive com situações consideradas estressantes, o que pode desencadear uma série de problemas de saúde, entre elas, várias que afetam o sistema ocular.
Mas, como problemas oculares podem ser causados pelo estresse?
De forma resumida, o estresse é uma resposta do organismo a estímulos externos, fazendo com que o corpo se prepare para uma situação de tensão extrema.
Nem sempre o estresse é algo ruim, mas ele pode se tornar prejudicial no momento em que o corpo entra em estado de alerta e, em consequência, trazer sérias complicações para a região ocular.
Os problemas oculares advindos do estresse podem ser muitos: dores de cabeça, visão turva, coceira, ardência, sensação de cansaço e até mesmo alguns distúrbios podem ser desenvolvidos. A seguir listamos os mais comuns:
Fadiga Ocular
A fadiga ocular é uma condição de cansaço visual ocasionada pelo tempo de permanência em um único ponto, fazendo ajustes imperceptíveis e incontroláveis para obter foco.
Esses movimentos, chamados de micro flutuações, quando realizados repentinamente, fazem com que a musculatura se canse, fazendo surgir os seguintes sintomas:
- Dor de cabeça;
- Dor nos olhos;
- Irritação;
- Olhos secos ou lacrimejantes;
- Visão embaçada ou dupla;
- Sensibilidade à luz.
Espasmos Involuntários na Pálpebra
Se sua pálpebra treme sem qualquer motivo aparente, isso pode ser um clássico caso de estresse. Essa reação pode ocorrer diversas vezes ao dia, desaparecendo com a melhora emocional.
É importante que o paciente observe se, juntamente com o tremor, existirem outros sintomas, como pálpebra caída, olhos vermelhos e irritados e visão embaçada.
Isso porque, apesar de poder estar ligado ao estresse, também pode estar associado a outras enfermidades que só podem ser diagnosticadas por um oftalmologista.
Coriorretinopatia Serosa Central
É um distúrbio ocular que causa vazamento de líquido na área central do olho, mais especificamente na região da mácula, o que afeta a nitidez da visão.
Um dos motivos dessa ocorrência é a alteração gerada pelo estresse no organismo, interferindo no vaso da coróide (que é o vaso que nutre a retina) e quebrando a barreira natural que a separa da retina. Em consequência, isso provoca o vazamento de líquido.
Quando é a hora de procurar um oftalmologista?
Qualquer problema relacionado à visão é considerado um sinal de alerta para que o paciente observe a evolução da patologia.
A boa notícia é que a maioria dos efeitos do estresse, em relação ao sistema ocular, costumam desaparecer sozinhos.
Isso por ser em uma questão de horas ou alguns dias, dando ao corpo o tempo que ele precisa para relaxar e encontrar um ponto de equilíbrio.
No entanto, o estresse é uma condição séria que abala o corpo e o emocional de uma só vez, podendo causar, inclusive, dificuldade para enxergar.
Por essa razão, se os sintomas forem persistentes e diários, não hesite em buscar ajuda médica o quanto antes.
No COA nossa equipe está sempre à sua disposição com o objetivo de te atender com os melhores profissionais para preservar sua saúde ocular e também melhorar sua qualidade de vida.
Por isso, não deixe o estresse prejudicar sua visão, entre em contato com a gente e marque sua consulta!
Deixe uma resposta