Blefaroplastia: o que é e para que serve
Conheça tudo que você precisa saber sobre a blefaroplastia: o que é esse procedimento cirúrgico e desde como é feito, quem pode fazer até o pós-operatório.
O olhar é uma característica sempre marcante nas pessoas, já que ele tem o poder de transformar a expressão e o semblante.
Quando a estrutura que forma a área dos olhos começa ficar flácida e, além de poder prejudicar a visão, a impressão que se tem é que a pessoa está sempre cansada e com o semblante desgastado.
É exatamente aqui que entra a blefaroplastia, que é uma cirurgia plástica facial que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras, diminuindo a aparência cansada e envelhecida.
Além disso, o procedimento também pode ser realizado para a remoção do excesso de gordura nas pálpebras inferiores, que são aquelas bolsas que se formam logo abaixo dos olhos.
Para quem a blefaroplastia é indicada?
A blefaroplastia é um procedimento estético que pode ser feito usualmente por pessoas acima de 40 anos, que é quando costumam aparecer os de envelhecimento, uma consequência da perda de colágeno e elastina.
Nesse sentido, a cirurgia pode ser indicada para quem deseja:
- Remover o excesso de pele nas pálpebras superiores;
- Remover excesso de gordura localizada na parte inferior dos olhos;
- Subir a sobrancelha;
- Subir as pálpebras;
- Reduzir a flacidez, rugas e linhas de expressão.
Uma das principais vantagens da blefaroplastia é solucionar definitivamente as pálpebras caídas, atuando em problemas em que muitos procedimentos estéticos não conseguem resolver.
Como é feito o procedimento de blefaroplastia
Como toda cirurgia, é feita uma avaliação da saúde do paciente, incluindo a solicitação de risco cirúrgico, para garantir a integridade do paciente. Isso se deve em função dos cortes que serão realizados na região próxima aos olhos.
O médico delimita o local em que será realizado o procedimento, que pode ser na pálpebra superior, inferior ou em ambas.
A incisão é feita dentro dessa área, onde o cirurgião faz a retirada do excesso de pele, gordura e músculo. Em seguida, é feita a costura da pele.
O procedimento dura em média uma hora e pode ser feito com anestesia local ou geral, dependendo da necessidade do paciente.
Como é o pós-operatório da blefaroplastia?
A recuperação da blefaroplastia é, normalmente, tranquila e bem tolerada pelo paciente.
Contudo, como todo procedimento cirúrgico, é necessário seguir as recomendações médicas para que o restabelecimento seja rápido e sem grandes desconfortos.
O tempo para se recuperar da cirurgia de pálpebra vai depender de cada paciente, já que cada corpo reage de um jeito.
Em média, o tempo de descanso e afastamento do trabalho gira em torno de 15 dias, com o intuito de reduzir as dores e o inchaço.
Conheça a seguir, as orientações médicas que geralmente se aplicam para o pós-operatório da blefaroplastia:
- Não dirigir dentro de 15 dias ou até a região operada desinchar;
- Atividades físicas devem ser evitadas por pelo menos 1 mês;
- Caminhadas leves podem ser liberadas pelo médico;
- Evite tomar sol por pelo menos 30 dias para não manchar a pele e escurecer a cicatriz;
- Utilize sempre óculos de sol e protetor solar;
- Mantenha-se afastada do cigarro para evitar o escurecimento da cicatriz. No geral, a cicatriz é discreta, já que a marca costuma ser fina e rente aos cílios.
Já pensou em transformar seu olhar e ter um visual jovem e descansado?
A equipe do COA pode te ajudar nesse objetivo. Possuímos um corpo médico capacitado e uma estrutura hospitalar de ponta para atender todas as necessidades do paciente.
Para saber mais sobre a blefaroplastia, entre em contato com o COA e agende sua consulta!
Deixe uma resposta