Doenças pré-existentes aumentam a necessidade de acompanhamento com oftalmologista
Sabia que doenças pré-existentes trazem efeitos na visão? Diabetes, lúpus, pressão alta e outras podem levar à doenças oftalmológicas como a retinopatia, o glaucoma e a catarata. Continue a leitura e entenda a relação!
Você sabia que muitas doenças existentes no nosso organismo podem trazer sérias consequências para a visão?
Como muita gente já sabe, nosso corpo é todo conectado e por isso uma condição específica pode ter relação direta com a saúde dos olhos.
Assim, pacientes de determinadas doenças pré-existentes, como por exemplo a diabetes, devem não apenas tratar da doença, como também manter um acompanhamento regular com o oftalmologista.
Por ser um tema grave, mas desconhecido da população em geral, apresentaremos algumas doenças do corpo que impactam na saúde ocular do paciente.
Confira a listagem a seguir:
Diabetes
A diabetes é uma condição crônica em que o corpo não consegue mais produzir ou utilizar a insulina, um hormônio responsável por regular a quantidade de açúcar (glicose) no sangue.
De maneira geral, a insulina é a chave que abre a célula para a glicose entrar e virar energia, promovendo o funcionamento do organismo.
Como no diabético esse recurso não existe, há um aumento de açúcar que circula no sangue, que pode ocasionar a retinopatia diabética.
A retinopatia diabética é uma complicação que afeta pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens.
O surgimento da doença está diretamente ligado ao descontrole da glicemia, o que pode, em situações mais graves, levar o paciente à cegueira.
Por isso, quanto mais cedo se descobre lesões na retina, melhor é a administração do tratamento que auxilia na contenção da deterioração da visão.
Obesidade
A obesidade é um distúrbio cuja principal característica é o excesso da gordura corporal, aumentando o risco de problemas de saúde corporal e, também, ocular.
As causas para essa doença podem ser muitas, dentre as principais estão a falta de uma dieta balanceada e exercícios físicos e até mesmo predisposições genéticas e biológicas.
Nesse sentido, a obesidade pode se relacionar e contribuir para o desenvolvimento de várias doenças oculares, como:
- Catarata;
- Glaucoma;
- Doença macular relacionada à idade;
- Retinopatia.
Doenças Inflamatórias
As doenças inflamatórias tais como Lúpus, Doença de Crohn e artrite reumatóide, como o próprio nome diz, podem inflamar diversas partes do corpo, entre elas a região ocular.
A situação mais comum nas pessoas com esse quadro é a uveíte, uma inflamação que afeta a úvea, uma camada média do olho que é responsável pela nutrição da retina.
Dentre os sintomas estão: dor nos olhos, vermelhidão, sensibilidade à luz e visão turva. Em casos mais graves, a uveíte também pode levar à perda da visão.
Pressão Alta
A hipertensão é um risco para a saúde do corpo e também da visão. Isso porque a pressão alta afeta o sistema cardiovascular e, quando não controlada, pode afetar a visão.
As consequências mais comuns relacionadas à hipertensão são o descolamento da retina, hemorragia vítrea, obstrução de veias que irrigam a retina, catarata e glaucoma.
Se você sofre com alguma doença pré-existente, é essencial que mantenha o acompanhamento regular com o oftalmologista para evitar efeitos na sua visão.
O profissional irá orientar, realizar exames e prescrever medicamentos adequados e direcionados para cada paciente e de acordo com sua condição pré-existente.
Caso tenha alguma dúvida ou para agendar sua consulta, você sempre pode contar com a equipe do COA: entre em contato agende sua consulta!
Deixe uma resposta