O que é uma pupila anisocoria?
Entenda o que é a pupila anisocoria e como ela pode afetar sua visão, além dos sintomas e tratamentos possíveis nos dias atuais.
Os problemas oculares vão muito além dos erros de refração. Existem outras doenças que podem não apenas prejudicar a visão, como também impactar a qualidade de vida do paciente.
A pupila anisocoria é uma condição em que as pupilas de uma pessoa apresentam diferenças visíveis.
O tamanho entre elas pode ser pequeno ou grande mas, independente disso, é sempre importante investigar junto ao oftalmologista porque a condição pode ser um sinal de alerta para algum problema subjacente.
Entenda a função a pupila
A pupila é uma abertura localizada no centro da íris (parte colorida do olho), que desempenha um importante papel no sistema visual, controlando a quantidade de luz que entra e sai do olho.
Assim, quando há pouca claridade, a pupila dilata para deixar entrar mais luz, ao passo que em ambientes com luz forte, a pupila se contrai para proteger os olhos do excesso de claridade.
Como a pupila é controlada por músculos da íris que controlam os nervos que fazem a sua contração e dilatação, qualquer problema que ocorra nesse processo pode produzir uma pupila de tamanho anormal.
Dessa forma, se ela fica maior por um longo período de tempo, o paciente é diagnosticado com anisocoria.
O que causa a anisocoria?
Existem várias causas possíveis para a pupila anisocoria e a mais comum é de fatores naturais.
Nesse caso, na chamada anisocronia fisiológica, a pessoa já nasce com pupilas diferentes e tratamentos não são necessários.
Por outro lado, a condição pode surgir como uma consequência de alguma complicação de saúde, como lesão no olho ou na cabeça, infecção ocular, problema no sistema nervoso ou uso de alguns medicamentos.
Como exemplos de enfermidades que podem desenvolver a anisocoria podemos citar: síndrome de Horner, uveíte, glaucoma, AVC e tumores cerebrais.
Quais são os sintomas da pupila anisocoria?
A principal característica da pupila anisocoria é justamente a diferença de tamanho entre as pupilas.
No entanto, os sintomas não se limitam apenas a questão estética, podendo desenvolver outros sinais, tais como:
- Visão embaçada;
- Visão dupla;
- Perda da visão;
- Dor de cabeça;
- Desmaio;
- Náuseas;
- Pálpebra caída (ptose);
- Dor ou rigidez no pescoço;
- Fotofobia.
Qual o tratamento para a anisocoria?
É importante lembrar que a pupila anisocoria por si só não é uma condição que requer tratamento.
Contudo, se ela for causada por um quadro subjacente, o tratamento será direcionado para essa condição médica específica.
Ou seja, se for, por exemplo, uma doença neurológica, a terapia deve ser direcionada para esse problema e não somente para a anisocoria.
Ao mesmo tempo, se a causa for uma infecção ocular, o médico pode prescrever um antibiótico ou um colírio antiviral.
Por isso, a anisocoria é uma doença pela qual a causa é, muitas vezes, outra condição médica, que precisa ser investigada pelo médico oftalmologista. Assim, constatada a necessidade, o paciente será direcionado à especialidade médica responsável.
Se você tem ou conhece alguém que apresente assimetria nas pupilas, venha conversar com os médicos do COA. Quanto antes a causa for diagnosticada, melhor será a resposta ao tratamento!
Deixe uma resposta