Os tipos de daltonismo

20 dezembro, 2024     Nenhum comentário     tech_4dmin

O daltonismo, também chamado de deficiência na visão das cores, é uma condição que afeta a capacidade de distinguir certas cores. É geralmente causado por alterações genéticas nos cones da retina, células responsáveis pela percepção de cores. 

Aqui estão os principais tipos de daltonismo que a ciência conseguiu captar até hoje:

Daltonismo Vermelho-Verde

Este é o tipo mais comum, especialmente em populações de ascendência europeia. Ele é causado por alterações nos cones sensíveis ao vermelho (protanopia/protanomalia) ou ao verde (deuteranopia/deuteranomalia). 

Cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres são afetados.

A protanopia é a dificuldade em perceber tons de vermelho, enquanto a deuteranopia é a incapacidade de distinguir tonalidades de verde. Essas condições resultam em confusão entre cores como vermelho, laranja e verde​.

Daltonismo Azul-Amarelo (Tritanopia)

Mais raro, este tipo afeta igualmente homens e mulheres. Envolve a dificuldade de distinguir tons de azul e amarelo devido à ausência ou mau funcionamento dos cones azuis. Pessoas com tritanopia podem confundir o azul com o verde e o amarelo com tons mais claros de vermelho​.

Monocromacia

Nesta forma severa de daltonismo há a ausência completa de dois ou três tipos de cones. Isso significa que a pessoa vê o mundo em tons de cinza, preto e branco. Existem duas variantes principais:

  • Monocromacia de cones azuis: somente os cones azuis funcionam, resultando em visão limitada.
  • Acromatopsia completa: falta total de percepção de cor e sensibilidade à luz intensa​

Diagnóstico e adaptação

O daltonismo é geralmente diagnosticado com testes como o Ishihara, que usa padrões de pontos coloridos para identificar a capacidade de distinguir cores. Apesar de não haver cura, ferramentas como óculos especiais (e.g., EnChroma) e aplicativos podem ajudar as pessoas a adaptar sua percepção de cores​.

Entender os diferentes tipos de daltonismo é essencial para promover inclusão, especialmente em ambientes profissionais e educacionais. Ajustes simples, como o uso de contrastes e paletas acessíveis, podem fazer uma grande diferença.

 

Para fazer o check-up completo e entender se você possui algum dos tipos de daltonismo, agende seu horário no COA.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

Cadastre-se em nossa newsletter