O vítreo é uma substância transparente de consistência gelatinosa que preenche todo o segmento posterior do olho. Toda a superfície posterior do vítreo é recoberta por uma membrana (Hialóide posterior) que esta em íntimo contato com a retina desde o nosso nascimento.
O colapso do humor vítreo é um processo que acontece normalmente com a idade, levando à formação de um espaço de separação entre a membrana hialóide posterior e a retina, denominada descolamento do vítreo posterior.
Na grande maioria dos pacientes esse processo é completamente assintomático e o paciente não percebe que o vítreo descolou. Também na maioria dos casos podemos ter alguns sintomas do Descolamento Vítreo Posterior que devemos considerar importantes e relevantes:
* Moscas Volantes;
* Percepção de flashes;
* Escurecimento do campo visual periférico.
Na presença de qualquer um desses sintomas temos de fazer uma avaliação oftalmológica completa com um mapeamento da periferia da retina realizado por um especialista em retina.
Esses sintomas podem estar associados a uma rasgadura na retina ou a um descolamento da retina. Os rasgos na retina ocorrem, normalmente, junto com o início dos sintomas, podendo evoluir rapidamente para um Descolamento de Retina. Por isso a avaliação oftalmológica deve ser realizada logo após o surgimento dos sintomas.
Tratamento
Nos casos em que o Descolamento Vítreo Posterior não está associado a nenhuma complicação na retina, como rasgo ou descolamento, não é necessário nenhum tipo de tratamento.
Na presença de rasgadura na retina temos de realizar a fotocoagulação a laser e acompanhar o paciente até a completa cicatrização.
A cirurgia é indicada somente para os casos em que o rasgo na retina já evoluiu para um Descolamento de Retina com perda de campo visual periférico.