MÉDICOS DO COA LANÇAM LIVRO SOBRE GLAUCOMA
Dois médicos do COA, Dr. Felício Aristóteles da Silva e Dr. Nikias Alves da Silva, lançaram durante o último Simpósio Internacional de Glaucoma, em maio/2017, no Rio de Janeiro, o livro Tomografia de Coerência Óptica no Glaucoma (OCT). A obra foi escrita com a participação também da olftamologista Dra. Viviane Guedes.
De acordo com o Dr. Nikias, um dos autores, este é um livro mais específico, destinado principalmente aos colegas especialistas em glaucoma. A tomografia de coerência óptica (OCT) é um exame de não contato e, por isso, não é doloroso, necessitando tão somente da instilação de uma gota de anestésico. O aparelho emprega um feixe de laser para obter milhares de imagens do olho, desde sua porção mais anterior até o fundo de olho, onde estão a retina e o nervo óptico, em fração de segundos – e em escala microscópica.
Este exame auxilia não apenas no diagnóstico precoce do glaucoma mas, também, no seu seguimento, fornecendo informações de grande importância para a indicação e o ajuste do tratamento de acordo com a necessidade de cada olho, com o intuito de evitar a progressão da doença para a cegueira, preservando ao máximo a qualidade de vida do paciente, afirma.
A principal contribuição do livro para a literatura médica é servir como uma fonte de atualização para os colegas oftalmologistas a fim de que eles possam se informar com mais clareza sobre os princípios do exame, suas indicações, limitações e sua correta interpretação.
Sobre a obra
A Tomografia de Coerência Óptica, tema do livro, é, atualmente, o método de exame que permite detectar e mensurar o mais precocemente possível as lesões glaucomatosas, ou a sua progressão.
O livro tem 283 páginas, mais de 400 ilustrações e 26 capítulos escritos por 43 colaboradores, incluindo médicos dos Estados Unidos, Coréia do Sul e Singapura, todos autoridades renomadas no assunto. Um dos autores é o Dr. Joel Schumann, oftalmologista americano, um dos inventores da tomografia de coerência óptica e uma das maiores autoridades no assunto. Ele é, inclusive, homenageado na obra, que pode ser encontrada no site www.culturamedica.com.br.
O editor principal e idealizador do livro é o Dr. Felício Aristóteles da Silva (Associado e Diretor Clínico do COA, especialista em glaucoma e catarata), tendo como editores associados a Dra. Viviane R. F. Guedes, do Rio de Janeiro, e o Dr. Nikias Alves da Silva (Associado do COA e, também, especialista em glaucoma e catarata).
Segundo o Dr. Felício, um dos autores do livro, este exame revolucionou o diagnóstico e o tratamento das doenças da retina e do glaucoma. “Apesar de dois dos três oftalmologistas americanos inventores desta tecnologia serem especialistas em glaucoma e a despeito deste tipo de exame ser, hoje, rotineiro no tratamento desta grave doença ocular (a causa mais comum de cegueira irreversível e completa no mundo), até hoje não havia, na literatura oftalmológica nacional ou internacional, nenhuma obra sobre a Tomografia de Coerência Óptica dedicado exclusivamente ao glaucoma. Portanto, este livro é pioneiro na literatura brasileira e mundial sobre o uso da tomografia de coerência óptica no glaucoma.
Apenas durante o Simpósio, quando do seu lançamento, foram vendidos mais de 300 exemplares, tamanho o interesse despertado pelo livro.
Quem leu falou que…
(Dr. Schuman, um dos inventores do exame e também um dos colaboradores)
—
“O livro TCO – Tomografia de Coerência Óptica no Glaucoma tem um texto excelente, fácil de ler e é muito bem ilustrado. Indico a leitura aos residentes e aos médicos experientes no assunto.
É um orgulho que autores brasileiros tenham feito o primeiro livro do mundo sobre TCO no glaucoma. A obra é essencial, honesta e independente, com autores excelentes e um grupo de colaboradores nacionais e internacionais que participarão de qualquer lista dos melhores neste assunto no mundo.
Parabéns aos autores e espero ler esse livro traduzido para o inglês, para que o mundo todo possa usufruir do conhecimento ofertado pelo livro!”
(Dr. Romar Rogerio Vallory – Cachoeiro de Itapemirim, ES)
—
“Certamente um livro para entrar na história da Oftalmologia brasileira, não só pelo ineditismo do tema abordado mas, também, pela clareza e didática dos capítulos que o compõem. Parabenizo os competentes Dr. Felício e Dr. Nikias pela belíssima obra que idealizaram”.
(Leonardo Saliba Cunha – Ponta Grossa, Paraná)
Deixe uma resposta