Saúde dos olhos: 5 dicas carnavalescas

07 fevereiro, 2018     Nenhum comentário     tech_4dmin

 

saúde dos olhos com olho cheio de glitter em maquiagem carnavalesca

Fevereiro chegou e, com ele, o carnaval! Essa época do ano mexe muito com dois tipos de pessoas: as que adoram tranquilidade e vão se embrenhar em praias desertas ou no mato para fugir da folia e as que não vão deixar a folia de lado de jeito nenhum.

Bom, se você vai para a praia ou para o campo, ou para o clube com piscina, temos outro artigo para você. O texto que está lendo, agora, é especialmente para quem vai curtir a folia do carnaval.

A primeira coisa que você tem que saber é que seu médico também está ciente do feriado – o que significa que ninguém está, realmente, esperando que você fique em casa vendo TV enquanto toda a cidade está pulando na rua.

Mas é bom tomar alguns cuidados com a saúde dos olhos para que a quarta-feira de cinzas seja um dia triste apenas pelo fim da folia, e não pelos olhos irritados…

Separamos 5 dicas carnavalescas e bem especiais para que você possa curtir esse feriado com a maior alegria e sem muitas preocupações oculares. Veja a seguir:

Regras para um carnaval de ouro – pelo menos para os olhos! 😉

  1. Se for usar lentes coloridas para compor a fantasia, não se esqueça de utilizá-las corretamente

O carnaval é uma época comum para a utilização de aparatos oculares que, durante o ano, só são utilizados mediante necessidade clínica. Um exemplo é a lente de contato: para compor a fantasia muita gente compra lentes coloridas para usar excepcionalmente durante o feriado.

Até aí, nenhum problema, mas lembre-se de comprar as lentes através de marcas conhecidas e indicadas por um oftalmologista e utilizá-las com o devido cuidado e higiene.

Para isso você vai precisar comprar produtos específicos de higienização de lentes de contato, retirá-las pelo menos na hora de dormir e fazer a sua correta lavagem antes de colocá-las novamente em contato com os olhos.

Lentes de contato decorativas tem um prazo de validade menor, então fique atento a isso e não reutilize as lentes do carnaval passado: é bem provável que elas já não estejam mais adequadas para utilização.

 

  1. Blocos de rua de manhã ou à tarde? Não esqueça os óculos escuros!

Carnaval é uma época de alegria e é justificável que muita gente se esqueça de regrinhas básicas de saúde no calor do momento, mas algumas delas são imprescindíveis para que o feriado transcorra sem imprevistos.

Dois exemplos: uso do filtro solar e dos óculos escuros.

O filtro solar vai proteger a pele e os óculos escuros vão proteger os olhos não só do sol mas, também, de itens carnavalescos que podem gerar irritação e desconforto, como confetes, jatos de espuma, jatos de água diretamente nos olhos, dentre outros.

 

  1. Ande com um frasco de soro fisiológico

Nem sempre, no entanto, seus olhos estarão totalmente protegidos. Por isso, ao invés de comprar qualquer colírio na farmácia para tirar um cisco ou glitter do olho – o que é um perigo! -, carregue na mochilinha, bolsinha ou pochete uma embalagem pequena de soro fisiológico.

Se sentir qualquer desconforto ou secura nos olhos, algumas gotinhas de soro podem aliviar o problema no meio do bloco. Mas, se a irritação persistir, suspenda as atividades carnavalescas e procure um médico oftalmologista o quanto antes.

 

  1. Não acredite em “milagres absurdos”

Carnaval é uma época propícia à tentativa de besteiras inimagináveis, principalmente porque o misto de bebedeira com alegria deixam as pessoas mais corajosas – e meio bobas.

Um exemplo ocular bem absurdo (e que, acredite, é bem comum) é o “milagre do clareamento”: muita gente acredita que pode deixar os olhos com tons mais claros e esverdeados jogando suco de limão no olho.

Pois fique sabendo: além de isso ser extremamente doloroso, a atitude não vai atingir o efeito desejado (seus olhos ficarão mais claros por dois segundos pela irritabilidade extrema e produção exagerada de lágrimas) e, ainda, podem lhe causar inúmeros problemas de saúde.

Se você quiser ter olhos mais claros durante o carnaval a dica é procurar as lentes de contato, e não o limão ou outras substâncias que são esquisitas no contexto ocular. Não acredite em milagres e, se a ideia lhe parecer absurda, é porque é absurda. Jamais tente fazer isso em casa.

 

  1. Mãos limpas sempre!

Difícil manter as mãos limpas enquanto carrega uma cervejinha na mão esquerda e um estandarte na mão direita? Difícil. Mas não significa que seja impossível manter as mãos limpas durante o carnaval.

Utilize cada oportunidade que tiver durante um bloco e outro para higienizar as mãos de maneira adequada e evite ao máximo colocá-las em contato com os olhos, principalmente se estiver manuseando dinheiro ou itens de fantasia, como glitter, gel colorido e outras coisas que possam conter substâncias altamente irritativas.

 

Se você conseguir seguir essas dicas básicas os seus olhos estarão plenamente saudáveis após o feriado, embora o corpo esteja bem cansado!

Aí é só marcar a visita de rotina ao oftalmologista para ter certeza de que a saúde vai perdurar, pelo menos, até o próximo carnaval.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 11 =

Cadastre-se em nossa newsletter