Usar óculos piora a visão?

06 março, 2018     Nenhum comentário     tech_4dmin

Esse é um paradoxo que parece bem estranho no mundo da oftalmologia: se você vai ao “oculista” para ver se precisa usar óculos, como pode o uso dos mesmos, se necessário, causar deterioração da visão?

Contudo, estudos recentes revelam que é exatamente isso que pensa um grupo grande de pessoas, principalmente na adolescência. Mais especificamente, 64% dos estudantes na Nigéria acreditam que a vista pode ser prejudicada com o uso de óculos, enquanto no Paquistão são 69% de jovens refletindo sobre isso.

Ficamos felizes em lhe contar que esse mal-entendido com os óculos só tem fundamento se a pessoa estiver usando um grau que não condiz, absolutamente, com sua necessidade. Se o diagnóstico for correto, não será o uso dos óculos que fará com que o seu grau, seja qual for, aumente.

A razão do uso dos óculos

Usar óculos pode contribuir para o charme e a elegância das pessoas, mas não é este o motivo principal que as leva a adquirir tal acessório: é a pura necessidade de corrigir um defeito de grau para que elas possam enxergar melhor e eliminar certos sintomas decorrentes da falta desta correção, tais como dores de cabeça, enjoo, cansaço e desinteresse à leitura mais prolongada.

Os pacientes com miopia, por exemplo, não conseguem enxergar de longe, enquanto os que tem hipermetropia não conseguem – literalmente – enxergar a um palmo de seus olhos. Nesses dois casos, a correção pode ser feita pelos óculos ou por lentes de contato, mais rotineiramente, ou ainda por laser ou mesmo implantação de lentes intraoculares, dependendo do caso.

Quando o oftalmologista faz o exame clínico, ele detecta facilmente se já é necessário iniciar o uso de óculos ou aumentar o grau dos mesmos, com base na medida do defeito que o paciente apresenta e nas suas queixas.

Até mesmo os óculos de leitura não surgem do nada: com o avanço da idade, o cristalino dos olhos se enrijece e dificulta o ajuste do “foco ocular” para as diferentes distâncias, prejudicando, principalmente, o enxergar de perto. É só depois de uma consulta oftalmológica que a prescrição dos óculos de leitura também é feita.

O problema mora quando alguém resolve que enxerga bem sem os óculos ou vai à farmácia comprar qualquer óculos de leitura só para parar de sentir o desconforto imediato. Em ambos os casos, a chance de o grau aumentar é grande, pois os olhos, que já estão precisando de cuidados, precisam fazer ainda mais força para manter o foco.

Outro quesito que pode servir de gatilho para problemas oculares é pegar óculos de grau de outras pessoas para utilizar esporadicamente, mesmo se o grau for pequeno. A conclusão é a mesma: ao sobrecarregar sua vista com um grau de foco do qual você não precisa, você pode exigir mais de uma visão saudável até que ela possa ficar danificada.

Resumindo, só use os óculos no grau que o seu médico oftalmologista recomenda e não deixe de visitá-lo semestral ou anualmente para a “calibragem” da vista. E, se um óculos com maior grau for recomendado, use-o sem medo: não é ele, em absoluto, que vai piorar a sua visão nos próximos anos – mas a falta de sua utilização pode dar uma mãozinha nesse quesito.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − um =

Cadastre-se em nossa newsletter