Alimentos que fazem bem à visão
Muito é falado sobre o poder dos alimentos sobre o nosso organismo, atuando no fortalecimento da imunidade, auxílio no sistema digestivo e controle de diversos tipos de doença, como diabetes, colesterol e insuficiência renal.
Um ditado diz : “você é o que você come”.
De fato, existe uma relação direta entre nutrição e saúde. A verdade é que a alimentação saudável vai além do propósito de emagrecimento. Ela ajuda nosso corpo com um todo, trazendo benefícios inclusive à visão.
Para manter sua saúde ocular em dia, é preciso tomar alguns cuidados básicos, como evitar coçar a região, usar óculos de sol, evitar o colírio sem orientação médica e incluir no cardápio alguns alimentos que podem ser essenciais para retardar – ou mesmo atenuar – várias doenças oculares.
Aproveitando o Dia do Nutricionista, relacionamos alguns nutrientes que vão fazer toda a diferença na sua visão. Veja:
Frutas vermelhas ou roxas
Frutas como morango, amora, framboesa e mirtilo são ricas em vitamina C, nutrientes com antioxidade e flavonoides. Essas substâncias são responsáveis por combater os radicais livres, auxiliando na prevenção de perda de visão e da degeneração macular.
Frutas amarelas ou verdes
Frutas amarelas ou verdes, como laranja, tangerina, abacate e limão são fontes de carotenóides, substância que tem ação antioxidante e fotoprotetora. Elas ajudam a prevenir a deterioração da mácula, além de ser responsável por enxergarmos as cores.
Peixes
A inclusão do peixe na dieta alimentar é bastante recomendada por médicos e nutricionistas. Isso porque eles são ricos em ômega 3, minerais e vitaminas A, B, D e E, excelentes para a visão. No mais, ajudam na lubrificação dos olhos e a manter a integridade das células da retina.
O ômega 3 presente em peixes como salmão, atum, sardinha e truta também possui ação comprovada no combate à inflamação crônica nos olhos – uma das principais causas da catarata.
Ovos
Os ovos possuem nutrientes como vitaminas, minerais, proteínas e gorduras que fazem bem à saúde e ajudam a minimizar as chances de degeneração macular. O alimento também auxilia na proteção dos olhos contra a cegueira noturna e a síndrome do olho seco.
Azeite de oliva
O azeite de oliva, rico em ômega 3, é antioxidante e tem ação anti-inflamatória. Por conta disso, desempenha importante papel na prevenção da síndrome do olho seco e na degeneração macular.
Por mais que a boa alimentação auxilie na saúde do corpo e dos olhos, sozinha ela não faz milagre. Existem muitas doenças oculares genéticas – e, nesse caso, o consumo de determinados alimentos é indiferente; a condição não vai desaparecer por causa desse fator, apenas.
O ideal é sempre associar uma boa dieta, que faz bem para todo o corpo, às consultas periódicas ao oftalmologista. Só assim é possível detectar problemas em seu estágio inicial e propor terapias que mantenham a qualidade da visão do paciente.
Para saber como está a sua qualidade ocular, entre em contato com o COA e marque sua consulta!
Maravilhoso. Excelente informação e explicação.