TRANSPLANTE DE CÓRNEA
ENXERGANDO MELHOR A VIDA
O transplante do córnea é uma cirurgia onde se faz a substituição da córnea do paciente receptor por uma outra córnea doada voluntariamente após criteriosa seleção e avaliação feitos pelo Banco de Olhos e pelo cirurgião que irá realizar o procedimento.
Nos últimos tempos esse tipo de cirurgia apresentou avanços de grande importância. Primeiramente destacam-se os transplantes de córnea seletivos nos quais é possível realizar a troca de apenas uma ou mais camadas da córnea separadamente. Isto significa que se o paciente tem alteração em apenas uma das camadas da córnea ele pode se beneficiar de uma cirurgia que troca apenas a camada doente, o que reduz enormemente os riscos de rejeição.
Outra revolução nos transplantes de córnea se deu com o advento do laser de femtosegundo que permitiu cortes do tecido doador e/ou receptor com precisão nunca antes atingida, melhorando significativamente a integração do tecido doado ao leito receptor. Esta cirurgia é habitualmente feita com anestesia local e a recuperação pós-operatória depende de diversos fatores. Na maioria dos casos a recuperação da visão é rápida e o paciente retoma suas atividades habituais com grande melhora da visão.