Como a pneumonia pode afetar sua visão
A Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs em 2009 a criação do Dia Mundial da Pneumonia em 12 de novembro. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença.
Embora tenhamos avanços significativos na medicina, ainda hoje, a pneumonia continua sendo a maior causa infecciosa de mortes de adultos e crianças.
Para se ter uma ideia, ela é responsável por tirar a vida de 2,5 milhões de pessoas no mundo todo, apenas no ano de 2019, incluindo 672 mil crianças.
Afinal, o que é pneumonia?
A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões e que pode ser causada por diferentes agentes, como vírus, bactérias e fungos.
De maneira geral, a doença começa como uma gripe ou resfriado e que, se não tratado corretamente, diminui a imunidade do paciente, afetando as defesas do organismo.
Sem os mecanismos de proteção, diferentes tipos de agentes infiltram nos alvéolos pulmonares, o que desencadeia a infecção que conhecemos como pneumonia. Ela pode apresentar diferentes sintomas, tais como:
- Febre alta;
- Tosse com catarro;
- Dor no peito;
- Dor nas costas;
- Sensação de peito carregado;
- Fadiga;
- Mudanças na pressão arterial;
- Mal-estar generalizado.
O mais importante é cuidar da saúde já nos primeiros sinais da doença, evitando consequências sérias para o organismo. Uma das partes do corpo afetadas pode ser, exatamente, o sistema ocular.
Como a pneumonia pode afetar sua visão?
O nosso corpo é todo interligado, por isso, quando uma infecção afeta o pulmão, ela pode se alastrar em outros sistemas, como é o caso da visão.
A pneumonia e até mesmo os medicamentos utilizados no tratamento podem acarretar uma inflamação na retina, do nervo óptico ou outras estruturas do olho. Isso pode causar:
- Dor ocular intensa;
- Sensibilidade à luz;
- Perda parcial da visão;
- Vermelhidão nos olhos;
- Em casos mais raros, edema nas pálpebras.
Vale ressaltar que alguns fatores de risco contribuem para o agravamento da pneumonia e da inflamação dos olhos. Exemplos disso são o cigarro, bebidas alcoólicas e exposição prolongada ao ar condicionado.
Por isso, o ideal é fazer o tratamento com o pneumologista e buscar orientação com o oftalmologista. O acompanhamento nesse momento é de extrema importância para que se preserve a saúde pulmonar e ocular.
Aqui no COA estamos preparados para receber você e sua família nas mais diversas situações.
Nossos profissionais são competentes e especializados, além de dispormos de uma infraestrutura moderna que permite exames em aparelhos avançados. Entre em contato conosco e marque sua consulta!
Deixe uma resposta