Como a dengue pode afetar a visão
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti e tem causado muitos problemas no país com um grande número de pessoas contaminadas. Além de provocar dores nas articulações e ossos, febre, manchas e coceira na pele, dor de cabeça, cansaço e náuseas, ela ainda pode afetar a visão.
O risco é maior quando o indivíduo é exposto a dois tipos diferentes de vírus, o que pode resultar em hemorragia de retina. A dengue mais comum, que causa menos riscos, também pode provocar problema na retina e na coróide, estrutura responsável por levar nutrientes e oxigênio aos tecidos oculares.
É fundamental procurar o oftalmologista assim que a dengue for diagnosticada, porque o sistema imunológico forma anticorpos que alteram a corrente sanguínea. Como consequência, temos a diminuição dos glóbulos brancos e linfócitos, responsáveis pela defesa do organismo. O mesmo acontece com as plaquetas, encarregadas pela coagulação. A queda de plaquetas no organismo aumenta o risco de hemorragia subconjuntival ou intraocular.
Dos problemas causados pela dengue, apenas a hemorragia subconjuntival mostra sinais físicos. O aspecto dos olhos é alterado com o acúmulo de sangue na esclera, a parte branca dos olhos. Apesar de a aparência assustar, não é grave e desaparece sem uso de medicamento.
A doença também pode provocar a neurite óptica, inflamação do nervo óptico, que bloqueia a transmissão das imagens formadas nos olhos e enviadas ao cérebro.
O acúmulo de anticorpos nas paredes das artérias pode gerar oclusão vascular, também conhecida como trombose, e deixar a visão embaçada. A indicação para tratamento, neste caso, é aplicação de laser para inibir o sangramento.
Quando a dengue provoca uma hemorragia intraocular ocupando o segmento posterior do olho, a perda da qualidade da visão pode ser significativa. Mas, na grande maioria das vezes, reversível através de um procedimento cirúrgico.
Grupos de risco para doenças oculares causadas pela dengue
Pessoas que têm colesterol alto, diabetes e fumantes correm mais risco de ter problemas na visão caso sejam acometidas pela doença. Entre os fumantes, a chance de hemorragia intraocular aumenta devido a possíveis obstruções vasculares causadas pelas substâncias existentes no cigarro.
O importante é não demorar a procurar um oftalmologista após o diagnóstico da doença. Consultar o médico com mais rapidez pode ser determinante para evitar danos irreversíveis e garantir a saúde dos olhos.
Se tiver mais dúvidas, agende sua consulta no COA.
Minha mãe faleceu a poucos dias, ela estava com a parte inferior dos olhos bem vermelhos. Nós da família suspeitamos que ela estava com dengue, mas não chegou a fazer exames. E deram que ela faleceu com hipoglicemia, sim ela estava. Mas não foi só isso, sendo que ela estava acamada por 5 dias sentindo muitas dores nas pernas. Infelizmente o sistema de saúde no Br é isso.