Como se prevenir e cuidar das doenças oculares da primavera
Cada estação do ano nos traz motivos diferentes para ficarmos atentos à saúde dos olhos. Na primavera, o excesso de pólen no ar e a umidade relativa instável aumentam o risco de desenvolvermos algumas doenças oculares, como a Conjuntivite e a Síndrome do Olho Seco.
Além disso, como a estação nos deixa mais propícios a alergias oculares, coçar os olhos se torna mais comum, o que pode, inclusive, agravar doenças pré existentes, como o ceratocone. E você pode saber mais sobre as doenças típicas da primavera clicando aqui.
Quando o assunto é prevenir e cuidar das doenças oculares, existem várias orientações que podem te auxiliar durante esta primavera.
Como se prevenir e cuidar das doenças oculares da primavera
- Resista ao impulso e não coce os olhos em caso de secura e coceira;
- Atente-se à ingestão de alimentos que são ricos em ômega 3, que aumentam a lubrificação natural dos olhos, tais como: linhaça, nozes, amêndoas, peixes de águas frias, leguminosas e folhas verdes escuras;
- Beba bastante água para manter o corpo hidratado;
- Sempre lave bem as mãos antes de tocar no rosto;
- Lave bem o rosto e a região dos olhos e, se possível, utilizar apenas água e um xampu neutro e hipoalergênico;
- Evite compartilhar objetos que entram em contato com o rosto e olhos, como toalhas, óculos e itens de maquiagem;
- Evite lugares completamente fechados, com ou sem ar condicionado;
- Evite travesseiros de pena;
- Use óculos escuros, porque eles auxiliam na proteção dos olhos dos raios UV, que são nocivos à saúde ocular. Além disso, ajudam a evitar o contato com o pólen e outras partículas prejudiciais;
- Mantenha os ambientes livres de poeira;
- Especialmente em dias com baixa umidade, coloque no ambiente um umidificador de ar ou uma vasilha grande com água;
- Em caso de crises alérgicas e coceira, faça compressas de água fria. E não deixe de consultar um oftalmologista para identificar a causa e o tratamento adequado;
- Se precisar, você pode utilizar um colírio para auxiliar na lubrificação dos olhos, mas é importante que seja com orientação médica, então, visite antes um oftalmologista.
Quer saber mais sobre este assunto e saber como se prevenir dos problemas típicos da primavera? Agende uma consulta no COA e consulte com o nosso time de especialistas que estão prontos para te atender!
Deixe uma resposta