Cuidados com os olhos durante o Carnaval
Nessa época tão querida e festiva, costumamos usar muitos adereços no rosto e ficar mais expostos ao sol em relação ao dia a dia. Por essa razão, é preciso se lembrar de adotar alguns cuidados com os olhos durante o Carnaval.
Isso porque, durante a folia, é normal querermos caprichar no visual, apostar em makes mais elaborados, glitter pelo corpo e rosto. E claro, tem confete por todo lado.
Independente de como você deseja aproveitar o feriadão curtindo a folia ou aproveitando o verão para recuperar as energias, é fundamental adotar alguns cuidados para evitar danos aos olhos.
Por isso, confira a seguir as dicas para manter a saúde ocular enquanto festeja e curte o feriado prolongado.
Cuidados com a maquiagem no Carnaval
O Carnaval costuma vir acompanhado de roupas coloridas, leves e makes diferentes feitas para celebrar.
Contudo, é importante evitar o excesso de produtos e adereços na região facial. Com o calor e o excesso de transpiração, glitter e outros acessórios podem entrar em contato com os olhos, provocando irritações e vermelhidão.
Assim, para não acabar com a festa antes da hora, é importante utilizar maquiagens de boa qualidade, que sejam à prova d’água, hipoalergênicos e testados dermatologicamente.
Além disso, evite compartilhar tintas faciais e maquiagens, porque o uso pode transferir microrganismos e doenças. Caso seja necessário, utilize hastes descartáveis ou pincéis limpos, higienizando-os após o uso.
Atenção com as lentes de contato no Carnaval
Durante a folia de carnaval, é natural que a gente deixe alguns hábitos de lado, afinal a festa não pode esperar.
Mas, se você usa lentes corretivas ou mesmo coloridas para compor a fantasia, não se esqueça de seguir o passo a passo de higienização. No caso, siga sempre as instruções indicadas pelo fabricante ou que foram orientadas por seu médico.
Por mais trabalhoso que pareça ser, esse processo evita a contaminação dos olhos e danos à visão a longo prazo. Então, não deixe os cuidados de lado!
Para além da limpeza, outras orientações devem ser seguidas:
- Colocar as lentes de contato antes de fazer a maquiagem;
- Não usar lentes fora do prazo de validade;
- Observe as lentes antes de colocar no olho, verificando se não estão rasgadas ou com aspecto diferente;
- Mesmo que esteja cansada de pular carnaval, jamais durma com as lentes;
- Nunca compartilhe lentes com outras pessoas.
Cuidado com espumas, serpentinas e confetes na folia
Espumas, confetes e serpentinas é o trio que não falta nas comemorações do carnaval.
Contudo, o contato desses objetos com os olhos pode provocar inflamações e lesões. Por isso, tente ficar o mais longe possível deles.
Óculos de sol: o adereço que não pode faltar no carnaval
Um bom óculos de sol vai bem em qualquer lugar, inclusive na folia de carnaval.
Além de poder compor seu visual e combinar com as fantasias, eles são grandes aliados à saúde ocular.
Por isso, priorize lentes com proteção UVA e UVB, pois mesmo em dias nublados, os óculos vão bloquear a ação dos raios solares que tanto prejudicam a saúde ocular.
Mantenha os olhos lubrificados durante a folia
Calor, suor, maquiagem, cloro de piscina, água do mar e ar condicionado dos ambientes fechados são grandes vilões da saúde ocular. E, considerando que nessa época eles podem inclusive se misturar nos festejos, é preciso cuidado redobrado.
Para evitar ressecamento, irritação e outros incômodos, use sempre colírios que ajudam a lubrificar os olhos. Mas lembre-se que todo medicamento deve ser recomendado por um oftalmologista.
Mesmo com todos os cuidados com os olhos, existe o risco de contrair doenças oculares durante o carnaval, como a síndrome do olho seco, conjuntivite, reações alérgicas e outras patologias.
O mais importante é manter as mãos sempre limpas ao manipular a área dos olhos e jamais tentar solucionar qualquer problema oftalmológico sozinho, já que isso pode piorar ainda mais a situação.
Em casos de dúvidas, entre em contato com a equipe do COA. Estamos à disposição para te orientar sobre os cuidados durante o carnaval e, também, atendê-lo em situações de risco. Entre em contato conosco e marque sua consulta!
Deixe uma resposta