Dia do Oftalmologista no Brasil: 7 de maio
Conheça a origem do Dia do Oftalmologista no Brasil, data celebrada em 7 de maio Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, em 1968, e que celebra e relembra a importância dos profissionais da saúde ocular.
Graças à visão podemos ver o mundo ao nosso redor, reconhecer pessoas e objetos, andar com tranquilidade e identificar os diversos sinais existentes nas ruas, no trânsito e demais ambientes.
Mas, como tudo na vida, nada é perfeito. Existem muitas doenças oculares que, quando não tratadas, podem afetar significativamente a qualidade de vida.
Com os avanços da medicina, porém, tanto o lado preventivo como o de diagnóstico têm possibilitado grandes melhorias da saúde ocular das pessoas, desde o tratamento de doenças à correção de problemas de visão.
Por ser uma área médica essencial para a vida e bem-estar, celebramos em 07 de maio o Dia do Oftalmologista.
A data é uma homenagem aos profissionais que se empenham para cuidar das doenças oftalmológicas, possibilitando que a vida seja mais leve, dinâmica e, principalmente, funcional.
Como surgiu o Dia do Oftalmologista no Brasil
O Dia do Oftalmologista no Brasil começou em 1930 em decorrência da fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo.
Ainda assim, a data foi criada apenas em 1968, pelo médico e deputado estadual Antônio Salim Curiati.
Sua promulgação, contudo, ocorreria apenas em 1986, com o Ministério da Saúde instituindo o dia 7 de maio como Dia Nacional do Oftalmologista em todo o território brasileiro, em ato do ministro Seigo Tsuzuki, que editou a portaria nº 398.
O que faz um profissional da oftalmologia
Muita gente ainda associa a imagem do oftalmologista ao profissional que apenas receita óculos, porém, sua função vai muito além disso.
A especialidade médica da oftalmologia desempenha diversas outras atribuições primordiais para a saúde dos olhos.
De maneira geral, o oftalmologista estuda, diagnostica e trata doenças relacionadas a esse órgão, o que inclui o atendimento em consultório e, também, a realização de cirurgias.
Nesse sentido, esses profissionais são responsáveis por identificar, tratar, acompanhar e prevenir problemas oculares. Podemos citar como exemplo tumores, catarata, astigmatismo, miopia, retinopatia diabética, glaucoma, entre outros.
Como outras áreas médicas, a oftalmologia é dividida em algumas especialidades, as quais compreendem:
- Oftalmologia pediátrica;
- Plástica ocular;
- Neuro-oftalmologia;
- Oncologia ocular;
- Cirurgia refrativa;
- Especialização em retina, glaucoma, catarata, ceratocone e outras doenças orbitárias.
Os oftalmologistas merecem todas as homenagens, sendo que a mais importante é receber as pessoas que desejam e precisam consultar e manter os exames oculares em dia.
O COA parabeniza os médicos oftalmologistas pelo seu dia e se coloca à disposição dos pacientes para agendamentos e consultas em nossa clínica.
Deixe uma resposta