Dia do Ótico e Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual
Anualmente, em 13 de dezembro, é celebrado o Dia do Ótico e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. O objetivo dessa dupla comemoração é alertar as pessoas contra o preconceito e a discriminação, além de conscientizar sobre a saúde ocular.
Em todo o mundo, aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas sofrem com problemas de visão. Desse total, um bilhão de casos seriam evitados ou passíveis de correção com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
Dia do Ótico: conheça a profissão
O dia homenageia os profissionais responsáveis pelas óticas, negócio especializado em venda de produtos destinados ao cuidado da visão humana.
Mesmo em um período em que as informações são mais disseminadas, ainda é possível encontrar pessoas que confundem o trabalho do ótico com o do oftalmologista.
Ainda assim, embora sejam profissões diferentes, ambos atuam para que as pessoas tenham uma melhor qualidade visual.
Enquanto o médico atua na avaliação e cuidados do globo ocular, o ótico trata dos instrumentos e acessórios indicados pelos oftalmologistas. Aqui entram as armações, lentes, lentes de contato e óculos de sol, etc.
Além disso, o profissional óptico também pode atuar em consultorias e como representantes comerciais no segmento óptico. E também no processo de montagem de óculos ou em laboratórios de surfaçagem (processo de fabricação de lentes).
Deficiência visual, você sabe o que é?
No dia 13 de dezembro também é comemorado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. Essa é uma condição de saúde definida como a perda total ou parcial da visão, podendo ser congênita ou adquirida.
É um problema que, para muitos, causa uma grande limitação. Isso pode incluir até mesmo a realização de atividades corriqueiras, como atravessar a rua, ler livros ou se locomover por um ambiente.
Em muitos dos casos, quando a doença é descoberta precocemente, é possível reverter e/ou melhorar a qualidade de vida.
A deficiência visual é classificada como:
Cegueira
Termo utilizado para as pessoas que não possuem capacidade de enxergar. Essas pessoas utilizam o sistema braille, que permite a identificação de códigos pelo tato. Outra função utilizada são os sistemas que verbalizam textos em computadores e celulares para a comunicação de leitura e escrita.
Baixa visão
Já a baixa visão refere-se àquela pessoa que tem a visão comprometida e precisa de lentes de aumento para ver com qualidade.
O paciente com essa condição tem dificuldade em verificar objetivos mais distantes, ter o campo visual mais restrito ou apresenta sensibilidade exagerada à luz.
É importante ressaltar que o deficiente visual não é incapaz. Muito pelo contrário, ele pode praticar qualquer atividade, e é independente para trabalhar, estudar e realizar exercícios físicos.
A equipe do COA parabeniza e deixa suas felicitações para os profissionais ópticos e para as pessoas com deficiência visual! Vocês constroem um mundo com mais possibilidades, e contribuem para a redução do capacitismo e a promoção da inclusão.
Lembre-se que a prevenção é a melhor maneira de evitar o agravamento de doenças oculares. Os médicos do COA estão sempre à disposição para consultas, exames e prescrição de óculos e medicamentos. Agende uma consulta com nossos especialistas!
Deixe uma resposta