Dicas para escolher um oftalmologista de confiança

02 março, 2018     Nenhum comentário     tech_4dmin

Muita gente acha que, por ser esporádica, a visita ao oftalmologista não demanda a escolha de um médico específico: qualquer um que possa atender no momento em que o grau dos óculos deve ser revisto está de bom tamanho.

Acontece que, assim como outras especialidades médicas, é sempre mais apropriado que você faça a consulta com o seu oftalmologista de costume, mesmo que seja para uma simples receita de óculos.

Muitas doenças oculares que podem levar, inclusive, à cegueira, são silenciosas no seu início, sorrateiras, como o glaucoma, tumores oculares, degenerações na retina e quanto mais cedo forem detectadas e o tratamento iniciado, melhor.

Ninguém melhor do que o seu oftalmologista, que já conhece e tem o registro de certas características dos seus olhos, como a pressão intraocular e o fundo-de-olho, para diagnosticá-las mais precocemente e, às vezes, a oportunidade para isto é exatamente uma destas consultas que você imagina que será apenas para ver o grau dos óculos.

O ideal é que suas consultas sejam feitas pelo mesmo médico, que já conhece o seu grau anterior que você usava com conforto ou tem conhecimento de doenças oculares prévias que você já teve ou ainda tem. Os exames eventualmente solicitados devem ser realizados regularmente nas mesmas condições e nos mesmos aparelhos, porque cada um tem sua maneira de trabalhar e resultados de um aparelho não são necessariamente iguais aos de outro, mesmo que o exame seja para o mesmo fim.

Quem já sofreu com a sensação de que não é bem aquele o grau certo das suas lentes sabe do que estamos falando…

Mas, então, como ter um médico de rotina? Assim como no passado, onde as famílias eram sempre atendidas pelos mesmos médicos – principalmente no interior –, a principal forma de definir o melhor médico é filtrando as suas escolhas.

Existem vários oftalmologistas ótimos por aí, mas temos certeza absoluta de que pelo menos um profissional vai conseguir lhe atender dentro das suas expectativas.

Veja nossas dicas para achar o “oculista” que vai estar com você, daqui pra frente, para acompanhamento da sua saúde ocular. Quem sabe ele não é membro do corpo clínico do COA? 😉

3 formas de encontrar o melhor oftalmologista

  1. Busque indicações confiáveis

Primeiro, recorra ao famoso – e sempre certeiro – boca a boca para descobrir se algum amigo ou parente pode lhe indicar alguém que o atenda de forma adequada. Geralmente, essas indicações são bem confiáveis, uma vez que as pessoas não passam pra frente o nome de um profissional do qual não tenham gostado.

 

  1. Verifique as especializações do médico

Ao ter um primeiro contato com alguns nomes, verifique suas especializações. Na internet é possível conseguir o currículo de vários médicos digitando seu nome no Google.

No site do COA é possível ter acesso a um minicurrículo de todo o nosso corpo clínico apenas clicando aqui.

Saber quais são as especializações de cada médico é muito importante, principalmente se você já tem um diagnóstico de alguma doença ocular ou desconfia que tenha alguma.

Medir o grau das lentes é um exame que pode ser feito por qualquer profissional, mas diagnosticar e fazer o acompanhamento correto do glaucoma, por exemplo, é algo para alguém especializado nessa área, da mesma forma que problemas de retina ou córnea, cirurgias de correção de grau, etc. O COA tem especialistas em todas as áreas da oftalmologia com larga experiência. Portanto, se você tem suspeita ou diagnóstico de algum problema ocular específico, procure um oftalmologista que se dedique mais especificamente a esta área.

 

  1. Verifique a reputação da clínica

É importante ter certeza de que o médico que você escolherá atenda em um lugar com infraestrutura adequada, aparelhos atualizados com disponibilidade e fácil acesso para esclarecer suas dúvidas ou orientá-lo, principalmente em casos de cirurgias oculares.

Por isso, não deixe de conferir se a clínica em que ele trabalha tem autorização para funcionar, se trata os pacientes bem, se fornece apoio pré e pós-cirúrgico e se satisfaz as expectativas de quem a procura.

 

Se você tiver estes cuidados estará mais perto de descobrir um médico de confiança para cuidar regularmente dos seus olhos e, se for o caso, até mesmo encaminhá-lo para um colega mais especializado, se for o caso, a partir do que você poderá contar com a assistência de ambos para lhe dar ainda maior segurança.

E, se precisar de nós, já sabe: o COA está aqui para atendê-lo no que for preciso!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − sete =

Cadastre-se em nossa newsletter