A catarata é uma doença que se caracteriza por uma opacificação do cristalino, uma lente natural do olho que se situa atrás da íris, cuja transparência permite que os raios luminosos que penetram no olho alcancem a retina de forma adequada. Todo esse processo é fundamental para que as imagens dos objetos sejam formadas de maneira a propiciar uma visão clara e nítida.
Na grande maioria das vezes a catarata é uma consequência natural do envelhecimento do cristalino, ou seja, ela aparece com o avançar da idade, mais comumente após os 60 anos. Existem outras causas como: traumas oculares, doenças inflamatórias oculares congênitas, uso prolongado de corticoides, etc. O diabetes é uma doença que sabidamente leva ao aparecimento mais precoce da catarata.
O sintoma mais importante da catarata é o embaçamento da visão. A única forma de tratamento é a cirurgia para remoção do cristalino e substituição do mesmo por uma lente artificial intraocular, que irá restaurar a visão do olho operado. É uma cirurgia bastante segura, com baixo risco de complicações e elevado grau de satisfação. Em situações especiais essa cirurgia pode reduzir ou eliminar a necessidade do uso de óculos para longe e/ou para perto.