Malefícios do cigarro para os olhos
Se um cigarro incomoda, imagine vários em um mesmo ambiente. O hábito traz uma série de transtornos, como fumaça e cheiro forte, e também mais de 4000 toxinas que fazem mal à saúde, inclusive aos olhos.
Isso quer dizer que esse tipo de droga prejudica não só o fumante, mas, indiretamente, todas as pessoas que estão à sua volta.
Os danos à saúde provocados pelo tabagismo estão longe de serem eliminados. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o oitavo lugar na classificação de número de fumantes: 11 milhões de homens e sete milhões de mulheres.
Os males causados pelo cigarro podem ir desde alergias até o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, totalizando cerca de 50 doenças relacionadas ao tabagismo. O que muita gente não sabe é que os olhos também são muito prejudicados pelo fumo.
Riscos do cigarro à visão
O ato de fumar é considerado a principal causa de morte evitável pela OMS, sendo tratado, inclusive, como uma epidemia mundial. Mas como isso se relaciona com os olhos?
Quando o fumante inala a fumaça do cigarro, está levando para todos os seus órgãos substâncias nocivas, como monóxido de carbono, plutônio, pesticidas, cianeto de hidrogênio (veneno para animais), metais pesados, níquel e cetonas (produto entorpecente), dentre muitas outros ingredientes absurdamente prejudiciais.
Imagine toda essa mistura indo parar diretamente na região ocular. Muitas pessoas que desconhecem esse risco pensam que o cigarro “apenas” deixa os olhos vermelhos ou irritados, mas as consequências podem ser bem maiores.
Eis algumas delas:
Queda de pálpebras
Homens e mulheres procuram a cirurgia de correção de pálpebras não só pela estética facial, mas para enxergar melhor. A perda da elasticidade da pele pode se dar por uma série de fatores que contribuem para o envelhecimento facial – dentre elas, o tabagismo.
Os efeitos maléficos do cigarro estão associados à queda das pálpebras e provocam diminuição do campo visual, retração e edema palpebral, além de lacrimejamento, fotofobia e sensação de corpo estranho.
Catarata
A catarata é uma doença que se desenvolve de forma lenta e progressiva. Ela se caracteriza pela opacificação do cristalino, lente natural do olho que se situa atrás da íris, cuja transparência permite que os raios luminosos alcancem a retina de forma adequada.
Essa patologia pode ser provocada por vários fatores: idade, diabetes e até alguns tipos de traumas. Mas ela também pode ser causada pela fumaça do cigarro que, quando inalada, favorece a alteração do metabolismo do cristalino, deixando-o precocemente opaco.
Ou seja, a catarata pode ser desenvolvida antes da hora.
Degeneração Macular
Outra doença que também pode ser motivada pelo tabagismo é a degeneração macular. A enfermidade é causada pela perda das células fotorreceptoras da mácula. Essa se localiza na região central da retina e é responsável pela captação de imagem, permitindo uma visão mais refinada do objeto.
O cigarro é um dos causadores desse processo, acelerando a oxidação da retina e favorecendo a degeneração da mácula. Em uma fase mais avançada existe o risco de aparecimento de vasos sanguíneos que podem lesionar a região, causando prejuízo à visão como um todo.
Olho seco
Quase todo mundo já sentiu, pelo menos uma vez na vida, a sensação de secura, vermelhidão e ardência nos olhos. Essa anomalia, chamada de Síndrome do Olho Seco, pode ser propiciada por diversos aspectos: ar-condicionado, tempo seco e… tabagismo.
A fumaça do cigarro pode intensificar os sintomas, agravando ainda mais o quadro de ressecamento, principalmente em usuários de lentes de contato. Lembrando que essa situação é considerada comum também a fumantes passivos.
Se você é ou já foi fumante, procure um oftalmologista para exames e avaliação da sua visão. Os danos do tabaco podem aparecer mesmo após muitos anos de abstinência.
Nós, do COA, estamos à disposição para que você e sua família tirem todas as dúvidas sobre os problemas oculares relacionados ao cigarro. Entre em contato com a gente e marque sua consulta.
Gostaria de saber o que posso usar no olho pois está vermelho, entrou fumaça de cigarro, não arde ,nem foi, está vermelho ,estou preocupada o que posso fazer?
Olá, Cintia!
É preciso que você se consulte o quanto antes com um oftalmologista, pois esse sintoma, isolado, precisa ser revisto.
Um abraço,