Entenda o que pode causar a obstrução do canal lacrimal
Você já teve a experiência de ter o canal lacrimal obstruído?
Trata-se de um bloqueio parcial ou total do sistema de drenagem ocular que, embora não seja grave, provoca um acúmulo de conteúdo lacrimal.
Com isso, ocorre o lacrimejamento abundante, olhos vermelhos, irritados e inchados, podendo chegar a uma infecção crônica.
Muita gente não sabe, mas o canal lacrimal tem uma grande importância para a saúde ocular. Continue a leitura e entenda!
No que consiste o canal lacrimal?
O sistema lacrimal do olho é composto pelas glândulas lacrimais, que ficam na parte superior interna das pálpebras e são responsáveis pela produção da lágrima.
Por sua vez, a lágrima desce pelo olho, lubrificando o globo e, depois, ela é drenada pelos pontos lacrimais superior e inferior, que ficam no canto dos olhos.
Dali as lágrimas passam por um canalículo superior e inferior, seguindo em direção ao saco lacrimal.
Do saco lacrimal, elas seguem pelo ducto nasolacrimal, até chegar ao o meato inferior, que fica nas laterais do nariz.
Assim, na maioria das vezes, a obstrução do canal lacrimal se dá nos ductos nasolacrimais ou dos canalículos superiores ou inferiores, sendo mais comum deste último. Em consequência, ocorrem o lacrimejamento, infecções e inflamação ocular.
A seguir, veja alguns fatores que podem provocar o entupimento lacrimal:
- Lesão ou trauma no olho, que pode ser desde um corpo estranho até uma pancada na cabeça;
- Infecção nos olhos;
- Infecção das vias nasais;
- Nariz quebrado;
- Tumores, mesmo os considerados benignos;
- Pólipos nasais;
- Quimioterapia;
- O não desenvolvimento do duto lacrimal em crianças.
Quais condições favorecem a obstrução do canal lacrimal?
Qualquer pessoa está sujeita a ter o canal lacrimal obstruído, independentemente da idade. Porém, existem alguns fatores de risco que podem favorecer esse tipo de ocorrência, tais como:
Envelhecimento
A partir do momento que vamos envelhecendo, os canais que drenam as lágrimas vão ficando mais estreitos, tornando-se propensos a ficarem obstruídos.
Glaucoma
O glaucoma, assim como outras doenças oculares, requer o uso de colírios para tratamento, o que pode aumentar a possibilidade do bloqueio dos dutos.
Desenvolvimento anormal da face e do crânio
O desenvolvimento irregular da face e do crânio está associado à Síndrome de Down, que aumenta o risco de doenças oculares, entre elas o entupimento dos dutos lacrimais.
Cirurgia na região ocular
Se você já fez alguma cirurgia no olho, pálpebra ou seio nasal, existe uma grande probabilidade de entupimento do duto lacrimal por conta das cicatrizes.
Qual o tratamento utilizado para a obstrução do canal lacrimal?
Na maior parte dos casos, a obstrução do canal lacrimal não é algo para se preocupar.
Contudo, é preciso acompanhamento médico, porque as lágrimas que permanecem no sistema de drenagem ficam estagnadas, promovendo o crescimento de bactérias, fungos e vírus.
Vale ainda lembrar que algumas situações podem até se resolver espontaneamente, como ocorre bastante com os bebês.
Entretanto, se a obstrução for persistente, é preciso consultar com um oftalmologista para iniciar os tratamentos adequados. Estes podem incluir massagens, uso de colírios específicos, colocação de sonda no canal ou até mesmo cirurgia.
Por isso, se você sente incômodos na região ocular que estejam ligados a algum desses sintomas, procure um oftalmologista imediatamente.
Nessas horas, saiba também que você sempre pode contar com o COA! Nossos profissionais estão preparados para avaliar, fazer os exames necessários, obter diagnóstico e prescrever o melhor tratamento de acordo com cada paciente. Entre em contato conosco e marque sua consulta.
Deixe uma resposta