Olho de bebê muda de cor?
Com um novo bebê na família, todos ficam curiosos e ansiosos para saber como ele é, qual a cor dos seus cabelos dos seus olhos. Será que se parece mais com o pai ou com a mãe?
Entretanto, a cor dos olhos é uma característica que, nos primeiros momentos de vida, não nos dá muita certeza. Afinal, é verdade: a cor dos olhos de bebê pode mudar com o tempo.
Ao notar a mudança, muitos pais podem ficar preocupados, sem saber ao certo se isso representa algum fator de risco à saúde da criança. Mas, na verdade, a mudança da coloração é normal e acontece com todos. Então…
Por que os olhos de bebê mudam de cor?
Um recém-nascido não tem a cor dos olhos bem definida. Nesse momento inicial, a maioria apresenta uma coloração azul-escura ou mais acinzentada.
Isso acontece porque a célula responsável pela produção de melanina, responsável pela pigmentação castanha, precisa de luz para produzir a proteína. Então, enquanto o bebê está na barriga, não há como produzir a pigmentação que define a cor dos olhos.
Depois de mais tempo de vida, o bebê passa a ter mais contato com a luz e, então, a cor dos olhos muda conforme as células vão produzindo melanina. Se for baixa, por exemplo, os olhos do bebê tendem a ser azuis e, se um pouco maior, serão verdes. Caso a produção da proteína seja grande, serão castanhos.
Contudo, o que verdadeiramente define a cor dos olhos do bebê é o DNA. A genética é a responsável por controlar a quantidade de pigmento que uma pessoa vai acumular no corpo. Assim, o DNA herdado dos pais pelo bebê é o que definirá a cor dos seus olhos.
Outros fatores, como alterações genéticas e doenças, podem afetar a cor. Um exemplo é o albinismo. Os bebês albinos podem ter o olho cor de rosa, por terem pouca pigmentação na íris.
Em que idade a cor do olho do bebê é definida?
Podemos dizer que isso ocorre entre os 6 e 9 meses de vida.
Depois de passado esse tempo, a íris já ganhou pigmentação suficiente para que o bebê tenha a coloração dos olhos definida. Então, com 1 ano, a maior parte dos bebês tem a cor praticamente determinada, ainda que algumas crianças possam ter alterações sutis até os 6 anos de idade.
Alguns outros fatores podem interferir na cor dos olhos do bebê, como o medicamento bimatoprosta, usado para tratar o glaucoma. Este pode fazer com que a íris clara, azul ou verde, passe a ser castanha.
Cuidados com os olhos de bebê
Além de observar a cor dos olhos do bebê, os pais também devem se atentar a qualquer outra alteração, assegurando que os acompanhamentos médicos e exames sejam feitos adequadamente.
Logo nos primeiros momentos de vida, por exemplo, o teste do reflexo vermelho, chamado de teste do olhinho, deve ser realizado para avaliar se o bebê possui alguma doença ocular, como estrabismo, glaucoma, infecções ou mesmo cegueira.
Para mais, com o crescimento e desenvolvimento do bebê, assim como em adultos, a atenção deve permanecer. Em casos de qualquer mudança incomum, ou sinais que indiquem problemas de visão, deve-se procurar um oftalmologista para garantia da saúde ocular infantil.
Se precisar de atendimentos dessa natureza, conte com o COA!
Boa tarde, muito obrigado. Tirou a minha dúvida.
Boa tarde tenho 2 meninos o primeiro teve no início olho azul depois verdes agora castanhos.O segundo atualmente tem 1 ano e 2 meses eles tem o avô e o bisavô que tem olhos azuis o segundo filho pode ter olhos azuis?
Olá , minha filha tem 4 meses e ela tem os olhos muito escuro , não é definido ainda, não parece castanho , é bem escuro , e conforme olhamos na lateral ele parece meio esverdeado. O pai e a família dele tem os olhos verdes e azuis , são alemãs. Mas a minha família , maioria tem os olhos castanhos. Será que poderá clarear os olhos dela pelo fato de ser muito escuro , não ter uma cor definida ainda ?!
Oie … eai que cor ficaram os olhos da sua filha ?