Perguntas e respostas sobre cirurgia de catarata
A catarata é uma das principais causas de cegueira, sendo responsável por 51% dos casos no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A doença é caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural que tem a função de propiciar o foco da visão em diferentes distâncias.
Para pessoas que têm esse problema, a visão fica embaçada, dupla e nebulosa, tornando difíceis tarefas como ler, dirigir ou reconhecer expressões faciais. Contudo, a doença tem tratamento e pode ser resolvida através de cirurgia.
É comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre o tratamento de catarata, por isso elaboramos uma sessão de “perguntas e respostas” com o intuito de esclarecer algumas incertezas dos pacientes.
Como se trata a catarata?
A catarata é tratada através de cirurgia realizada com anestesia local e acompanhamento do anestesista para controle dos sinais vitais do paciente.
Existe outro tratamento para a catarata?
A cirurgia é o único método eficaz para tratar a perda de visão causada pela catarata. No entanto, dependendo do grau da doença, algumas pessoas se dão bem com a ajuda de óculos e lentes de contato, podendo optar por não fazer a cirurgia.
Contudo, é recomendada a remoção da catarata quando há quadro de existência de outras doenças nos olhos, tais como retinopatia diabética ou DMRI.
Quem faz a cirurgia de catarata?
Esse procedimento é feito pelo médico oftalmologista com especialidade em catarata.
Como é feita a cirurgia?
A cirurgia remove a catarata e implanta uma lente artificial no lugar do cristalino.
Essa prótese ficará no olho do paciente para o resto da vida. Dessa forma, o uso de material de boa qualidade e o tipo de lente implantada são essenciais para um resultado satisfatório.
O cristalino pode ser retirado inteiro ou através de uma técnica chamada facoemulsificação, através de um aparelho que tritura e aspira a lente danificada. O método oferece a vantagem de exigir corte menor e, em geral, sem suturas.
Quanto tempo dura a cirurgia?
A cirurgia é um procedimento simples e rápido que dura, aproximadamente, 20 minutos. Porém, a permanência na clínica é de 2 a 3 horas, devido a procedimentos que vão desde a internação até a saída do paciente do hospital.
A catarata precisa “amadurecer” para o paciente operar?
Não. Com os avanços da medicina, que tornaram o procedimento mais seguro, não tem porque adiar a cirurgia. Ela é indicada sempre que a doença prejudicar o ritmo de vida de qualquer pessoa.
Existe possibilidade de dor durante a cirurgia?
Não. O olho vai estar totalmente anestesiado.
Os dois olhos devem ser operados simultaneamente?
O aconselhado é operar o olho de pior visão e aguardar, no mínimo, 48 horas entre um procedimento e outro. Afinal, a recuperação do primeiro olho poderá servir como base para a próxima cirurgia.
No entanto, isso não é uma regra, já que cada caso é um caso. Somente o cirurgião poderá indicar a melhor opção.
Quanto tempo o paciente precisa ficar de repouso?
A cirurgia de catarata é um procedimento rápido e com boa recuperação visual. Geralmente o paciente volta para casa logo após a cirurgia.
Como é a recuperação após a cirurgia?
No geral, a recuperação é bem tranquila. O paciente não fica internado e não há necessidade de fazer dieta especial. A recomendação médica é usar os colírios prescritos de forma correta e evitar coçar os olhos.
Após o efeito da anestesia, é comum sentir dor?
Dor não, mas, talvez, um pequeno desconforto, como sensação de areia nos olhos, ardência e, em alguns casos, lacrimejamento – que costuma ser transitório.
Por isso, não deixe de utilizar a medicação prescrita para aliviar esses sintomas.
Quais atividades podem ser feitas após a cirurgia?
As atividades devem ser progressivas e sem esforço físico intenso. No entanto, deve-se evitar banhos de piscina e mar.
A catarata pode voltar?
Não. Uma vez retirado o cristalino, a doença não volta mais.
Quando surgirem dúvidas sobre o diagnóstico e tratamento de catarata, o mais importante é consultar o médico especialista para avaliação e encaminhamento para cirurgia.
Se você estiver passando pelo quadro de incertezas, agende sua consulta com um médico do COA.
Deixe uma resposta