Toxoplasmose ocular: o que é e como tratar
A toxoplasmose ocular é uma doença que atinge a retina e é uma das zoonoses (doenças transmitidas por animais) mais comuns no mundo. Ela é transmitida pelo parasita toxoplasma gondii, encontrado no intestino dos gatos e outros felinos.
O parasita pode se hospedar em humanos e outros animais. Seu contágio é feito a partir do consumo dos alimentos, como carne mal cozida e verduras mal lavadas, e através de água contaminada.
A doença pode ser transmitida também da mãe para o bebê durante a gestação e atinge, principalmente, pessoas entre os 25 e 45 anos. Os olhos podem apresentar dor e pressão intraocular.
Sintomas da Toxoplasmose Ocular
Os sintomas dependem de alguns fatores, como localização, intensidade da vitrite ligada às formas agudas, além do tamanho e número das lesões. Mas os indícios mais comuns são:
- Diminuição da qualidade da visão ou visão turva;
- Dores nos olhos;
- Fotofobia;
- Pontos pretos na visão;
- Alteração nas formas (Dismetamorfopsias).
Outros sintomas podem se manifestar, como febre, inflamação dos gânglios, amigdalite e mal-estar, além de lesões cerebrais, mais comuns em crianças.
O diagnóstico é feito com o exame de fundo de olho, que possibilita a análise detalhada da retina. Através da imagem é possível identificar lesões causadas pela toxoplasmose ocular. Caso tenha dúvida, o médico pode solicitar exames complementares de sorologia sanguínea ou até punção intravítrea.
Tratamento de Toxoplasmose Ocular
O tratamento para toxoplasmose ocular vai ser feito de acordo com o ponto onde a retina foi atingida e, portanto, vai depender do diagnóstico do oftalmologista. Pode durar de seis a 12 semanas. Em casos de pacientes que tenham sistema imunológico comprometido, como transplantados e pessoas sob tratamento quimioterápico, a duração pode ser maior.
Algumas complicações ocasionadas pela doença podem exigir intervenção cirúrgica, dentre elas o descolamento de retina, membrana epiretiniana, turvação trívea sequelar acentuada e catarata.
Normalmente o tratamento exige a combinação de vários medicamentos com propriedades diferentes, sendo os mais comuns pirimetamina, sulfadiazina, clindamicina, ácido fólico e espiramicina. Contudo, apenas o médico oftalmologista pode dizer qual é o indicado para cada caso, bem como a dose correta.
Alguns cuidados no dia a dia podem evitar o contágio da doença. Basicamente, todos estão ligados à higienização do ambiente, animais e alimentos.
Veja alguns deles:
- Lavar bem frutas, verduras e legumes;
- Evitar consumo de carnes mal passadas ou cruas;
- Lavar as mãos sempre que mexer em verduras, legumes, frutas e carnes que não foram lavadas ou estejam cruas;
- Evitar contato com fezes de gatos;
- Limpe a caixa de areia todos os dias, pois o parasita se torna infeccioso entre um e cinco dias depois de eliminado nas fezes do bichano;
- Cuide do seu felino e mantenha-o saudável. Deixe o gato dentro de casa e alimente-o com comida específica para gatos.
Os cuidados com nosso corpo e saúde devem ser diários. Além de prevenir, é necessário, sempre que possível, ir ao médico e fazer exames para descartar qualquer problema. No caso da toxoplasmose ocular, busque a orientação do oftalmologista. A equipe do COA está à disposição para te ajudar a manter a saúde da visão. Agende sua consulta!
Bom dia. Não se usa ácido folico para tratamento da Toxoplasmose e sim acido folinico.
Eu tenho toxoplasmose,tô em busca de novidades,a respeito dela.
Eu tenho toxoplasmose e não consegui ainda um especialista em uvea, apenas médicos q sabem da doença e qd chega a hora do desmame não fazem direito, e a doença volta, só q agora está mais agressivo, eu não acho q seja a toxo, eu devo estar com outra doença menos toxo, tomo Bactrim e prednisona há 5 anos, e sinto piora na visão
Bom dia! Procure outro especialista. O antibiótico deverá ser trocado. Será muito importante o aumento da sua imunidade tbm.